quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

“Vamos atingir 100 milhões de facturação”

Entrevista
Carla Ribeiro
11/01/12 00:05
O presidente da Frulact, João Miranda, acredita que "a AICEP está mal
formatada".

Frulact vai investir 10 milhões de euros na África do Sul para
aumentar negócios até 20 milhões.
A Frulact aposta na diversificação geográfica para compensar a
estagnação do mercado europeu. Uma nova parceria na África do Sul
concentra agora as atenções da empresa de preparados de fruta. Em
entrevista ao "Projecto Empresa", do Económico TV, o presidente do
grupo, João Miranda, fala das potencialidades do sector
agro-alimentar, diz que falta diplomacia económica a Portugal e
critica a estrutura da AICEP.

A Frulact acaba de concretizar um novo negócio na África do Sul. Como surgiu?
As oportunidades são procuradas pela nossa equipa. Estamos atentos ao
desenvolvimento do nosso negócio e à orientação que temos de
globalizar o projecto Frulact. Tinhamos essa geografia identificada
como uma região muito interessante para o desenvolvimento do negócio.
Acabámos por, após dois anos de análise, identificar um concorrente
com o qual conseguimos chegar a acordo para termos uma 'joint-venture'
em que temos uma posição maioritária. Temos muitas expectativas, uma
estrutura altamente motivada, para arrancarmos em Junho deste ano. É
esse o nosso compromisso.
Que impacto é que essa nova parceria vai ter no volume de negócios
global da Frulact?
Contamos crescer nos próximos dois anos, com este negócio, entre 15 a
20 milhões de euros. A Frulact está num patamar de 75 milhões de
euros, a nossa perspectiva é que possamos atingir, no próximo ano, a
fasquia dos 100 milhões, que é algo que projectámos há cinco anos.
Parece que vamos cumprir aquilo que tínhamos previsto.
E têm outros negócios em vista? Novas geografias?
Temos que estar atentos a novas geografias, até porque temos um peso
na Europa de cerca de 78%. A Europa, no estado em que está em termos
sócio-económicos, causa-nos alguns receios. Por isso, temos de
acelerar a estratégia de diversificação em termos de mercados
geográficos. A África do Sul foi mais um passo nessa diversificação,
mas outros mercados surgirão. Vamos consolidar primeiro este projecto
mas estamos a analisar outros mercados.
http://economico.sapo.pt/noticias/vamos-atingir-100-milhoes-de-facturacao_135572.html

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