quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

InterCork apresenta resultados

A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) vai realizar na próxima
sexta-feira, dia 13 de Janeiro, a sessão de encerramento do programa
InterCork – Promoção Internacional da Cortiça, a decorrer às 14h40, no
auditório da associação. O evento contará com a presença do ministro
da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira.
O programa, orçado em 21 milhões de euros, teve como objectivo a
promoção das exportações da rolha de cortiça e dos materiais de
construção e decoração que no seu conjunto abarcam 90 por cento da
produção nacional.
De acordo com os últimos dados publicados pelo Instituto Nacional da
Estatística, as exportações portuguesas de cortiça aumentaram oito por
cento de 2009 para 2010 e registam, até Novembro de 2011, um aumento
de 8,7 por cento face a 2010.
Este projecto beneficiou de um apoio de 80 por cento do programa
Compete – Programa Operacional Factores de Competitividade do QREN.
O InterCork contou com 15 milhões de euros para a promoção da rolha de
cortiça, chegando a países como França, Itália, Reino Unido, Alemanha
e EUA. Os públicos-alvo a atingir foram o consumidor, a grande
distribuição, a indústria vinícola, os líderes de opinião, organismos
profissionais (escolas e associações de enólogos, escanções,
produtores vinícolas, etc.), media (vinícola, lifestyle, turismo,
gastronomia), distribuidores e importadores de alguns mercados e
universidades/laboratórios em alguns mercados.

A sustentabilidade (ecologia, retenção CO2, Biodiversidade), a rolha
de cortiça como sinónimo de vinho de qualidade, rolha de cortiça como
a preferida do consumidor, a cortiça aliada à tradição e imagem
vinícola e o posicionamento face aos outros vedantes, nomeadamente em
questões técnicas, realçando a qualidade da cortiça foram as
mensagens-chave que se transmitiram.
No caso dos materiais de construção e decoração, e com um orçamento de
seis milhões de euros, a campanha chegou aos EUA e Canadá, Alemanha,
Rússia, Japão, Bélgica, Holanda, China e Emirados Árabes Unidos e a
públicos como arquitectos, engenheiros, designers, decoradores,
retalhistas, importadores e distribuidores, escolas técnicas,
universidades, centros de design, consumidor final e Media.
A cortiça apareceu como um produto natural, moderno e elegante, onde
primou a ideia do eco-design, com características técnicas e
sensoriais únicas, aliando o conforto à estética do produto.
O programa contou, ainda, com 2,5 milhões de euros para desenvolver um
conjunto de acções transversais a toda a campanha, como por exemplo a
criação e produção de suportes de informação e comunicação e o
desenvolvimento do sítio da Apcor.
Alguns resultados:
· Publicação de mais de oito mil artigos em todo o mundo;
· Quase 100 mil fãs no Facebook;
· Mais de 10 mil seguidores no Twitter;
· Mais de 200 mil visualizações na Internet;
· Vencedora de três prémios internacionais;
· Mais de 160 jornalistas e líderes de opinião que visitaram o sector;
· Mais de 30 porta-vozes de renome internacional.
Fonte: Apcor
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2012/01/12c.htm

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