sexta-feira, 16 de março de 2012

Ministro da Economia acusa PS de ter gasto fundos europeus “à pressa”

Debate parlamentar

15.03.2012 - 18:06 Por Lusa
26 de 32 notícias em Economia« anteriorseguinte »

Álvaro Santos Pereira foi chamado ao Parlamento para um debate de urgência sobre a anunciada reprogramação do QREN
(Foto: Enric Vive-rubio)
O ministro da Economia garantiu hoje que a tutela do QREN continua no seu Ministério e atacou o Partido Socialista pelo "descontrolo orçamental fomentado pelos governos socialistas" e por ter avançado com projectos para gastar fundos europeus à pressa.

Num discurso que terminou com uma forte ovação da bancada do PSD ao ministro da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira deixou fortes críticas à oposição e recusou qualquer divisão no Governo devido à tutela do QREN.

"O Governo está coeso de que a tutela do QREN é do Ministério da Economia, tal como a tutela do PRODER e do PROMAR é do Ministério da Agricultura, mas não abdicará, dado o estado caótico em que o Governo anterior deixou as contas públicas, de um controlo orçamental que devia ser encarado por todos como uma necessidade básica. O descontrolo orçamental fomentado pelos governos socialistas mostra bem quem esbanjou fundos europeus sem benefícios reais para a economia, sem retorno e quem quer direccionar agora o país para o caminho da responsabilidade", atirou.

Álvaro Santos Pereira, chamado ao Parlamento para um debate de urgência sobre a anunciada reprogramação do QREN, garantiu que o actual Executivo irá dirigir os fundos europeus para o fomento da competitividade, formação profissional, combate ao desemprego e desenvolvimento regional.

O governante afirmou perante os deputados que "o tempo das obras públicas de custo benefício duvidosos, construídas à pressa para aproveitar fundos europeus acabou".

Álvaro Santos Pereira aproveitou ainda para dizer que na última semana têm existido "vários números políticos" sobre o tema.

"Sabemos que já reformámos mais nos últimos oito meses que nos últimos 15 anos todos juntos. Sabemos que quem reforma incomoda", disse, garantindo o empenho do seu Ministério em "acabar com a subversão" da utilização dos fundos europeus.

http://economia.publico.pt/Noticia/ministro-da-economia-acusa-ps-de-ter-gasto-fundos-europeus-a-pressa-1538048

Sem comentários:

Enviar um comentário