segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Produtores de Vinho Verde mais perto do Brasil

Visita de importadores brasileiros à região vai reforçar vendas


Quinto maior consumidor externo, com 1,2 milhões de euros em vendas
até ao primeiro semestre de 2012, o mercado brasileiro está cada vez
mais interessado em importar Vinhos Verdes. Uma visita de três
importadores dos estados de São Paulo, Belo Horizonte e Santa Cristina
à região saldou-se pela vontade em fazer crescer para o outro lado do
Atlântico um produto que é único no Mundo. O interesse manifestado
pelos profissionais do setor em aumentar a presença de Vinho Verde no
Brasil confirma, assim, a tendência verificada nos últimos 10 anos,
quando as exportações cresceram 114 por cento, à média de 10 por
cento/ano. Um resultado recorde que tem origem em ações como a visita
de especialistas brasileiros à região, ou em missões de charme como as
que a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) vai
levar a cabo dias 5 e 6 de novembro em Salvador da Bahia e em Belo
Horizonte, respetivamente, com uma seleção dos melhores vinhos de 16
produtores.

Natural de Belo Horizonte, Sidney Lucas é importador da Porto
Mediterraneo, com sede no estado de Santa Catarina. De visita, pela
primeira vez, à Região Demarcada dos Vinhos Verdes, o também sommelier
diz-se "surpreendido com a qualidade dos vinhos" que teve oportunidade
de provar ao longo dos quatro dias que durou a passagem por Portugal.

Interessado em estabelecer negócios com "produtores de média dimensão,
que valorizam a qualidade em detrimento da quantidade", Sidney Lucas
não tem dúvidas de que, "a curto/médio prazo, a Porto Mediterraneo vai
alargar o leque de oferta aos Vinhos Verdes", o que acontecerá pela
primeira vez.

O importador brasileiro estima que o investimento necessário para
levar Vinho Verde para o Brasil através dos canais com os quais a
Porto Mediterraneo trabalha "rondará meio milhão de reais (cerca de
1,3 milhões de euros)", se implicar a totalidade do portefólio de
qualquer um dos quatro produtores que melhor encaixam no perfil de
vinhos que procura. "Será sempre, portanto, uma aposta gradual",
assume.

Sidney Lucas sublinha, por fim, que "a margem de crescimento do Vinho
Verde no Brasil é muito grande" e que "a Comissão de Vinho Verde e os
produtores devem apostar cada vez mais em dar a conhecer os vinhos aos
brasileiros", através de ações de promoção como as que vão ser feitas
em Salvador da Bahia e em Belo Horizonte ou de visitas de
profissionais do setor a Portugal.

Quem esteve pela segunda vez na região – a primeira ocorreu em 2006 –
foi o também importador Ivan Bianchi, do Grupo Pão de Açúcar, o maior
retalhista alimentar do Brasil, com 1200 lojas distribuídas por 17
estados, totalizando um milhão de metros quadrados de área de vendas.

Para o especialista brasileiro, "a região está a mudar a olhos
vistos", produzindo vinhos com cada vez "maior qualidade", o que tem
vindo a ser "percecionado pelos consumidores brasileiros", razão pela
qual o crescimento das exportações de Vinho Verde para o Brasil tem
estado em linha com valores recorde de outros mercados externos.

Consultor técnico de profissão, Ivan Bianchi revela que o retalhista
brasileiro "está em fase de renovação da linha" de vinhos à venda nas
120 lojas, pelo que a visita à região "não podia ser mais oportuna",
para ficar a conhecer o leque de marcas que podem "substituir aquelas
que vão deixar de trabalhar com o Pão de Açúcar".

Das 700 mil garrafas que passam o Atlântico pela mão do Grupo Pão de
Açúcar, 160 mil são Vinho Verde, um número que Ivan Bianchi assegura
que "vai subir no espaço de um ano", tempo que estima ser preciso para
passar a importar outras marcas da região.

João Maurício de Morais, importador da Royal Vinhos e Casa Montez, de
Belo Horizonte, também visitou pela primeira vez os 21 mil hectares de
produção de Vinho Verde e ficou "positivamente surpreendido com o
trabalho que está a ser feito para divulgar um vinho e uma região", ao
ponto de, dia 6 de novembro, na ação de promoção em Belo Horizonte, já
ter decidido ir ao encontro de três produtores para "tratar de
negócios".

O Brasil está no top 5 dos mercados externos que mais importam Vinho
Verde, com um volume de negócios de 1,2 milhões de euros nos primeiros
seis meses do ano, o que representa cerca de 600 mil litros até junho
deste ano. Em 10 anos, de 2001 a 2011, as exportações cresceram 114
por cento. Para a CVRVV, o Brasil é um mercado prioritário,
responsável pelo terceiro maior investimento promocional em 2012: 508
mil euros.

fonte: mediana

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