quinta-feira, 15 de novembro de 2012

De cada 100 euros que o consumidor gasta em alimentos apenas 8 € chegam ao agricultor

Foi apresentado ontem em Franca o relatório de 2012 do Observatório da
formação dos preços e das margens dos produtos alimentares.

A edição deste ano inclui pela primeira vez informação detalhada sobre
os custos suportados pela distribuição. As principais cadeias
francesas de distribuição: Carrefour, Casino, Leclerc, Auchan,
Intermarché, Système U, Cora, aceitaram fornecer ao Observatório dados
sobre os custos dos produtos, gastos de pessoal, manutenção de
instalações, promoção, etc.

As margens líquidas que obtêm os supermercados e hipermercados são
muito variáveis segundo os sectores. Assim, por exemplo, têm perdas na
secção das carnes, enquanto que as de charcutaria e aves são das mais
rentáveis.

O relatório reflecte a situação delicada que atravessa o sector
pecuário com os elevados custos das rações. Segundo os dados do
Observatório, de 100 € de vendas, o sector das carnes gera uma margem
líquida negativa de -1,9 €. Pelo contrário, as margens líquidas médias
são positivas nas frutas e produtos hortícolas (+0,6€), produtos
lácteos (+1,9€), aves (+5,1 €) e charcutaria (+5,9€).

O relatório apresenta pela primeira vez a decomposição do gasto em
alimentos que o consumidor tem, pela cadeia de abastecimento
alimentar. Desta forma, de cada 100 euros que o consumidor francês
gasta em alimentos, só 8 euros chegam ao agricultor e 11 € à
indústria. Pelo contrário, o comércio revertem 21 €.

Na ocasião da apresentação de este relatório, o ministro de
agricultura francês Stéphane Le Foll anunciou a celebração de uma mesa
redonda sobre as relaciones comerciais entre produtores,
transformadores e distribuidores para o próximo dia 21 de Novembro.

Fonte: Agrodigital

http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2012/11/14f.htm

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