terça-feira, 13 de novembro de 2012

PSD e CDS/PP defendem novo TV Rural como serviço público

Televisão

13 Novembro 2012 | 17:24
Isabel Aveiro - ia@negocios.pt


Os dois grupos parlamentares propõem que a Assembleia da República
recomende ao Governo a promoção de um programa televisivo semanal
sobre agricultura e mar, nas várias vertentes sócio-económicas.
Os grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP subscreveram um projecto de
resolução em que recomendam ao Governo, composto precisamente por
aquelas duas forças políticas, "que promova a realização e a emissão
em canal aberto de serviço público de um programa televisivo semanal
sobre a agricultura e mar". Sugere ainda que o mesmo tenha "cobertura
nacional" e seja divulgado ainda "nas comunidades portuguesas". Evocam
para a sua fundamentação na Lei da Televisão, nomeadamente no
articulado sobre a concessão do serviço público de televisão.

No comunicado divulgado esta terça-feira, em que recorda programas
como o TV Rural na RTP (que foi emitido entre 1960 e 1990), o "Diário
Rural" no Rádio Clube Português (entre 1964 e 1993), e "Portugal da
terra ao mar" na RTP2 (2005), os deputados da maioria governamental
contestam a ausência do tema noutras iniciativas.

"Actualmente não se conhece nenhum programa de televisão ou mesmo de
rádio, de uma estação de serviço público, com cobertura nacional, que
possua um programa regular, com periodicidade mínima semanal, dedicado
às temáticas da agricultura e do mar", garante o comunicado enviado
por email pela assessoria de imprensa do grupo parlamentar do PSD.

Para os deputados destes dois grupos parlamentares, um programa
semanal serviria, por um lado, para "difundir actividades dedicadas à
agricultura, ao desenvolvimento rural, e ao mar, bem como, estimular
iniciativas de criação local de pequenas unidades com actividades
conexas ao sector primário", mencionando a "caça, o artesanato e o
eco-turismo". Por outro poderia "poderá divulgar um mundo rural
nacional" fazendo a "promovendo a aproximação dos produtos ao mercado
e destes aos consumidores". Finalmente, poderia "contribuir com grande
oportunidade, para a valorização das profissões ligadas à agricultura
e ao mar".

"O PSD e o CDS-PP entendem que a estratégia de valorização de produtos
locais deve assentar numa política de comunicação que privilegie a
promoção conjunta dos produtos e do território", escrevem,
acrescentando que "através destes canais de comunicação, poderá
realizar-se uma promoção do consumo de produtos nacionais
tradicionais, inovadores ou com protecções e classificações
específicas, destinados a nichos de mercado".

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