terça-feira, 13 de novembro de 2012

Vinho do Porto: O futuro como marca

Publicado ontem às 11:20
A afirmação internacional em novos mercados, a promoção, a valorização
do produto e do território dentro e fora do país são os pontos de
partida para um debate promovido pela TSF sobre o futuro do Vinho do
Porto enquanto marca portuguesa no mundo. O debate conta coma a
participação de especialistas do mundo académico, empresarial e da
critica, e tem a moderação do jornalista Nuno Serra Fernandes.


O estudo estratégico para a promoção e dinamização das vendas do Vinho
do Porto, realizado no inicio de 2012 pela Eurostaf, empresa francesa
de análise de mercados, concluiu que o Vinho do Porto tem registado
uma tendência de queda de vendas, em volume e em valor, não tendo
beneficiado da dinâmica dos mercados de vinho e bebidas espirituosas
premium.

De acordo com estes dados, o Vinho do Porto mostra ainda uma forte
dependência dos mercados tradicionais, e demonstra uma fraca abertura
a outros mercados, como é o caso da Ásia.

Mas o estudo não aponta apenas problemas, também apresenta algumas soluções.

Por exemplo, recomenda o desenvolvimento de uma estratégia a nível
local que passa por uma dinâmica coletiva, com a criação de uma
estrutura profissional de apoio; um forte envolvimento das empresas,
com a criação de um movimento que inclua para além das empresas de
vinho do Porto outros agentes regionais (operadores turísticos e as
universidades).

Como melhorar a imagem do produto, dentro e fora do país? Qual a
importância do produto na valorização do território Douro e respetiva
afirmação internacional e, por outro lado, a importância do território
na valorização do vinho do Porto? Os produtores, ganham mais em criar
uma dinâmica coletiva, agregando-se? Que futuro para o vinho do Porto?

Estas e outras questões servem de mote para o debate sobre uma das
mais importantes marcas portuguesas.

São convidados deste debate: Celeste Pereira, responsável pela ALL to
Douro, projeto que ambiciona revelar um novo Douro, unindo parceiros
sob uma marca única para valorizar o território Douro como destino
turístico, utilizando a marca vinho do Porto como âncora
internacional; João Nicolau de Almeida, administrador e diretor de
enologia da empresa Ramos Pinto; Fontaínhas Fernandes, professor na
Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro e coordenador do projeto
EmpreenDouro, e João Paulo Martins, jornalista e critico de vinhos.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2880850&page=-1

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