segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Negócio de cogumelos gourmet para ajudar sem-abrigo do Porto


inShare

5 de Novembro, 2012
Cogumelos 'gourmet' vão começar a ser cultivados este mês em campos agrícolas da Associação de Albergues Nocturnos do Porto (AANP), com o objectivo de obter receitas para ajudar os sem-abrigo da cidade.

«Vamos poder vender cogumelos 'gourmet' em fresco, secos ou em estado aquoso para as indústrias farmacêutica e de cosmética», contou hoje à Lusa o director técnico da AANP, revelando que a produção arranca este mês de Novembro em campos agrícolas de Penafiel (Porto).

O director técnico, Miguel Neves, acrescenta que a comercialização vai ser feita «numa linha de concorrência de mercado» e que o produto vai começar a ser comercializado a partir de «Abril de 2013».

O projecto inovador de produção de cogumelos 'gourmet' vai criar, inicialmente, cinco postos de trabalho – um permanente e quatro sazonais – e as receitas revertem para a Associação de Albergues Nocturnos do Porto, com o objectivo ganhar uma maior auto-sustentabilidade financeira.

Aumentar a auto-suficiência é imprescindível para a AANP, pois cerca de 40 por cento das verbas necessárias para as despesas da instituição provêm de donativos que começam a escassear em tempos de crise, explica aquele responsável.

Os restantes 60% das despesas da AANP são cobertas pela Segurança Social.

A produção de cogumelos 'gourmet' é apoiada pela Fundação EDP, Universidade Católica e algumas empresas portuguesas.

Os dois albergues do Porto, um localizado na Rua Mártires da Liberdade e outro em Campanhã, têm capacidade para alojar 82 pessoas e distribuem 15 mil refeições mensais.

Lusa/SOL

http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=62309

Sem comentários:

Enviar um comentário