3 Fevereiro 2013
IX Congresso Nacional do Milho revela que na próxima campanha os preços do milho
continuarão elevados.
Agricultores aderentes ao protocolo sudExpand ganham 250€ extra por
hectare de milho
semeado.
Maïs Expert, o novo serviço online da Syngenta apoia agricultores a
decidir o melhor
momento para semear, tratar, regar e colher o milho.
A Syngenta participou no IX Congresso Nacional do Milho, a 30 e 31 de
Janeiro, no Hotel Altis, em
Lisboa, onde mais de 600 congressistas debateram os desafios
transversais à agricultura
portuguesa e à cultura do milho. Marcaram presença figuras nacionais e
internacionais de relevo,
entre as quais seis ex-ministros da Agricultura e a ministra em
funções, Assunção Cristas.
A fileira mostrou-se dinâmica e mobilizada para o aumento da produção
nacional de milho: «Faz
todo o sentido conseguirmos ganhar pela melhoria da tecnologia de
produção. Estou convencido
que com as novas oportunidades do Alqueva conseguimos ser
auto-suficientes em milho dentro de
10 anos», afirmou João Coimbra, um dos grandes produtores nacionais de
milho e membro da
direcção da Anpromis, a anfitriã do evento.
As previsões dos especalistas quanto ao retorno financeiro da cultura
não podiam ser mais
animadoras: «Na próxima campanha os preços do milho deverão manter-se
em níveis elevados,
muito interessantes para os agricultores, porque os stocks
internacionais estão muito baixos e
deverão continuar em níveis idênticos nos próximos dois a três anos»,
garantiu Daniel Martinez,
responsável da Nidera Agromercial, empresa espanhola que compra milho
em Portugal.
Os ex-ministros da Agricultura elencaram os desafios da agricultura
para as próximas duas
décadas. Arlindo Cunha (ministro de 1990 a 1994), defendeu que «a nova
Política Agrícola
Comum deve estar focada em apoiar quem quer produzir». Para Sevinate
Pinto (em funções de
2002 a 2004) o desafio de Portugal é «aumentar a produção de forma
sustentável, devendo para
tal investir na modernização, no conhecimento, no regadio e no reforço
do associativismo
moderno».
O compromisso da Syngenta
Empenhada em contribuir para o aumento da produtividade do milho e
para o retorno financeiro
dos agricultores, a Syngenta apresentou o protocolo sudExpand, através
do qual os agricultores
conseguem obter rentabilidade extra por cada hectare de milho semeado.
Os produtores que
aderirem ao sudExpand realizam um contrato de venda do grão que lhes
assegura à partida os
preços de colheita, reforçados por ferramentas financeiras
disponibilizadas pela Syngenta. A
Syngenta é o elemento catalisador e integrador de todas as partes
envolvidas – agricultor, canais
de distribuição, empresas agrárias e compradores do grão.
Este novo sistema terá como resultado a diminuição do risco e o
aumento do rendimento por
hectare de milho semeado. «Calculamos que o agricultor possa receber
mais €/hectare do que na
actualidade, uma subida que resulta do aumento de 5% na produtividade
média e de 4% no preço
médio de venda», explica Esteban Colombo, Crop Manager Ibéria para Milho.
O centro de experimentação, em Selmes, no Alentejo, onde a oferta
sudExpand nasceu há dois
anos, servirá de base de apoio à formação dos agricultores, sobre como
maximizar a produção e o
rendimento da cultura, e continuará a ser palco de demonstração das
novas tecnologias que a
Syngenta quer implementar na região, para estimular o incremento da
cultura do milho.
Recorde-se que nas duas últimas campanhas atingiram-se produtividades
recorde, próximas das
20 toneladas/hectare de milho, na parcela de 43 hectares de
experimentação em Selmes. Tudo isto
aplicando uma oferta combinada entre sistema de rega, adubação,
sementes, produtos
fitofarmacêuticos e o know-how da respectiva gestão.
O apoio técnico aos agricultores é garantido pela equipa
multidisciplinar da Syngenta e as
empresas Valinveste e Agroterra, envolvidas no sudExpand desde a
primeira hora, que darão
suporte ao protocolo agronómico criado para o sudExpand.
Portugal é o primeiro país a nível europeu a desenvolver o sudExpand e
servirá de exemplo à
estratégia da Syngenta na cultura do milho. «As nossas metas são
ambiciosas: 1.000 hectares
contratados no primeiro ano de execução (2013) e 10.000 hectares nos
próximos cinco anos, em
Portugal. Consolidado o sucesso em Portugal, o programa será replicado
no resto da Europa»,
revela Esteban Colombo.
Maïs Expert apoia gestão de campo
Porque conhece os problemas dos agricultores e quer dar resposta às
suas necessidades, a
Syngenta acaba de lançar o Maïs Expert, um serviço de gestão de campo
para a cultura do milho.
«Desenhado com, e para, os nossos clientes que se dedicam à cultura do
milho, o objectivo
principal desta ferramenta de trabalho é fornecer-lhes a informação
técnica e de gestão que
precisam para gerir as suas parcelas de milho, desde a sementeira à
colheita», explica Maria do
Carmo Pereira, responsável de Marketing da Syngenta em Portugal.
Apoiado por uma vasta rede de estações meteorológicas, o MaïsExpert dá
recomendações ao
agricultor e serve de suporte às suas decisões em cada fase do ciclo
da cultura: quando semear,
tratar, regar ou colher. O serviço está disponível online em
www.syngenta.pt e funciona de forma
intuitiva, fácil e operacional.
fonte: MG Comunicação
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