quarta-feira, 17 de abril de 2013

Quinze finalistas do Prémio Douro Empreendedor representam investimento de 55 milhões de euros

Por Agência Lusa, publicado em 16 Abr 2013 - 15:10 | Actualizado há 16
horas 14 minutos
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Os 15 finalistas ao Prémio Douro Empreendedor, que será entregue em
maio, representam investimentos de 55 milhões de euros e dedicam-se a
áreas como a vinicultura, turismo, frutas, cosmética e chás feitos com
vinho do Porto.

O prémio, que contou com um total de 69 candidaturas, foi lançado pela
Rede EmpreenDouro, que envolve 26 entidades públicas e privadas.

Segundo a organização, o objetivo é mostrar que o Douro é uma boa
região para investir e distinguir projetos inovadores de cariz
empresarial que valorizem os produtos endógenos e contribuam para a
competitividade da região.

As três categorias do concurso são: "Novas empresas", "Empresas que
fazem o Douro" e "Douro uma boa região para investir", correspondendo
cinco finalistas a cada.

A primeira categoria distingue a melhor "ideia de negócio" e "empresa
inovadora", sendo exemplo a "Douro Skincare" que quer criar a primeira
gama de vinoterapia portuguesa, aproveitando o vinho do Porto
produzido na região. Este projeto envolve um investimento de 294 mil
euros.

A "Cachicos" prevê comercializar, depois de investimento de 20 mil
euros, produtos como tomate seco, tomate aromatizado em conserva de
azeite, uvas-passas cobertas com chocolate preto, maçãs secas e também
cobertas com chocolate, aproveitando a matéria-prima da região.

Por sua vez, a "Low Cost Douro Tours" organiza e executa excursões
turísticas de baixo custo, com guia, com a duração de um dia, entre o
Porto e a Região do Alto Douro, e representa um investimento de 50 mil
euros.

A "Lusa Saudade" vende objetos de merchandising turístico, recordações
de viagens no Douro e apresenta um investimento de 5 mil euros.

Os objetos são inspirados em temáticas e ícones da região do Alto
Douro vinhateiro, como as gravuras rupestres do vale do Côa, os
azulejos da Estação do Pinhão, o brasão dos Távoras, socalcos,
ondulações da paisagem e do rio.

A "TeaPort" está a desenvolver um chá que inclui o vinho do Porto. A
empresa encontra-se em fase de pedido provisório de patente e envolve
um investimento de 73 mil euros.

Chegam à final da categoria "Empresas que fazem o Douro" o projeto
"Douro Boys", que junta cinco produtores de vinhos do Douro, DOC e
Porto, o "Duorum Vinhos", que aposta nas melhores práticas de
desenvolvimento rural sustentável, o restaurante "DOC", a "SOLICEL",
que exerce a sua atividade na área do xisto e a "Quinta da Avessada",
que possui um museu interativo alusivo à história e cultura da vinha e
do vinho.

Na secção "Douro uma boa região para investir", que distingue
investimentos no Douro, protagonizados por pessoas de outras regiões
que investem no território, todas as candidaturas de debruçam sobre a
produção e comercialização de vinho e o turismo.

É o caso do "Bairro do Casal", "João Brito & Cunha", "Néctar de
Sabedoria", a "Quinta do Pessegueiro", propriedade de Roger Zannier
(Groupe Zannier é o líder mundial da moda infantil) e "William Smith &
Lima".

A Rede EmpreenDouro, iniciativa impulsionada pela Comissão de
Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, envolve 26 entidades
públicas e privadas e pretende apoiar a criação de emprego no
território.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado
pela agência Lusa

http://www.ionline.pt/boas-noticias/quinze-finalistas-premio-douro-empreendedor-representam-investimento-55-milhoes-euros

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