terça-feira, 16 de abril de 2013

Empresas agro-alimentares nacionais importam 60% da matéria-prima



Lusa15 Abr, 2013, 17:26

A indústria agro-alimentar nacional importa 60% da matéria-prima, disse hoje o presidente da federação que representa o setor, apelando à criação de "um sentimento de fileira que vá do prado ao prato".

"Nós, indústria, utilizamos 50% da produção da agricultura portuguesa mas ainda temos de importar 60% das nossas necessidades. Tem de haver um entusiasmo à volta deste projeto que é transformar Portugal num país produtor de matéria-primas e de bens transformados", afirmou o presidente da Federação Portuguesa das Indústrias Agro-Alimentares, Jorge Henriques.

O mesmo responsável lembrou, à margem do Fórum de Internacionalização do Setor Agroalimentar, que além da "falta de sinalização ao setor, durante muitos e muitos anos", também as ajudas da PAC (Política Agrícola Comum) são desligadas da produção.

"Durante muitos anos dizia-se que era preciso era batalhar pela paisagem, a produção não valia a pena porque outros produziam. Agora temos as consequências", reforçou Jorge Henriques, salientando que é fundamental "sinalizar a agricultura no sentido da produção de bens para consumo interno e exportação e abastecimento da indústria agro-alimentar".

A "sinalização" passa também pelo "apoio ao interior de Portugal", criação "de redes que interliguem as povoações" e de "um verdadeiro sentimnto de fileira que tem de ser incentivado e vai do prado ao prato".

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=644060&tm=6&layout=121&visual=49

Sem comentários:

Enviar um comentário