quarta-feira, 17 de abril de 2013

Copa-Cogeca alerta para situação preocupante do sector de bovinos da UE

16-04-2013


O presidente do grupo de trabalho "Carne de bovino", Pierre Chevalier, declarou, em Bruxelas, que «a situação do sector é muito complicada, devido às más condições meteorológicas.

Pierre Chevalier afirmou que o final tardio do Inverno e as chuvas intensas que se fizeram sentir em diversos Estados-membros, reduziram a disponibilidade de forragens . «Há muito pouca disponibilidade de forragem de Inverno e as existências estão praticamente esgotadas. Os produtores e carne de bovino da União Europeia (UE) estão presos entre os elevados custos de produção e as baixas margens, num sector em que os agricultores obtêm uma dos rendimentos mais baixos».

Por seu lado, o secretário-geral do Copa-Cogeca insistiu no facto da «produção de carne de bovino da UE estar num estado muito fragilizado e que deixou de rentável. Tendo em conta o pouco benefício do mercado, pode surgir um grave impacto económico e social, o que agravaria ainda mais a crise».


«O aumento dos custos de produção, a redução das margens dos produtos e a falta de rentabilidade supõem que todo o sector será gravemente afectado. Para além disso, as negociações comerciais bilaterais impõem uma grande pressão. Estas preocupam muito o sector em questão, pelo que é crucial que se adoptem decisões políticas para salvaguardar a produção europeia e preservar o futuro do sector», afirmou o responsável, acrescentando que «durante as negociações bilaterais é necessário ter em conta a repercussão social e económica para o sector de carne de bovino da UE», referiu ainda o secretário-geral do Copa-Cogeca.



Por último, Pierre Chevalier felicitou também o seu colaborador irlandês, Henry Burns, pela sua eleição como presidente do grupo consultivo "Carne de Bovino" da UE.



Fonte: Copa-Cogeca

http://www.confagri.pt/Noticias/Pages/noticia45161.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário