segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ambiente – portugal bom aluno

AMBIENTE – PORTUGAL BOM ALUNO

Ambiente – Portugal bom aluno
Janeiro 17
16:19
2014

Portugal tem vindo, nos últimos anos, a ser um excelente aluno europeu a nível ambiental, transpondo todas as directivas e mesmo, nalguns casos, tornando-as mais restritivas.

O meio ambiente é algo que todos queremos e devemos preservar, devendo haver equilíbrios para que possamos ter uma agricultura e pecuária sustentável. Ainda recentemente, aquando de um seminário organizado pela Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) e pela embaixada da Holanda, vimos que aquele país não só não tem a redução de 50% de nitratos nas zonas vulneráveis, como nós temos, como ainda têm uma majoração da quantidade de nitratos a aplicar.

Temos também o caso da França, que nem sequer transpôs correctamente a directiva comunitária e não tem ligado nada às pressões de Bruxelas. Apesar de algumas acções em França, a quantidade de nitratos usada tem sido muito superior à legislação europeia, o que tem, segundo os ecologistas, levado ao aumento das comunas com problemas de poluição.

Em Portugal, a legislação, tal como está, implicará que dificilmente teremos área agrícola para suportar os nossos efluentes pecuários, enquanto, por outro lado, a Holanda e a Dinamarca têm cinco vezes mais porcos e metade da nossa área.

Numa altura em que os grandes objectivos do governo são no sentido de obtermos uma auto-suficiência alimentar e numa altura em que produzimos pouco mais de 50% da carne de suíno e bovino que consumimos em Portugal, a FPAS tem vindo a alertar as autoridades para a necessidade de adaptação da legislação nacional.

Se tal não for feito, em vez de nos dirigirmos para a auto-suficiência, caminharemos em sentido inverso, pois as explorações pecuárias não conseguirão resistir à concorrência desleal dos seus colegas europeus, com custos de produção mais baixos devido às legislações ambientais adaptadas à realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário