quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Câmara de Vila Pouca de Aguiar apoia produtores de gado com 35 mil euros


23-01-2014 14:53 | Norte
Fonte: Agência Lusa 
Vila Pouca de Aguiar, 23 jan (Lusa) -- A Câmara de Vila Pouca de Aguiar anunciou hoje um apoio financeiro aos criadores de gado, em função do número de animais que tenham, medida que vai custar 35 mil euros por ano e pretende incentivar a produção pecuária.

O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, afirmou hoje que "é crucial" que os produtores pecuários "obtenham condições de trabalho que assegurem a continuidade de uma atividade económica importantíssima" para o concelho.

O autarca defendeu ainda a necessidade de "estabelecer um apoio à manutenção da atividade agropecuária para garantir a qualidade do produto final".

Para ajudar o setor, foi hoje aprovado por unanimidade, em reunião de câmara, o Regulamento Municipal de Concessão de Apoio Financeiro Destinado ao Fomento da Produção Pecuária.

Este regulamento estabelece "apoios financeiros anuais aos produtores de bovinos, ovinos e caprinos que sejam titulares de exploração agropecuária no concelho, apresentem comprovativo da existência dos animais e cumpram as obrigações sanitárias dos seus efetivos, nomeadamente pela vacinação".

Nesse sentido, por cada animal, a câmara atribui incentivos para a produção de bovinos (cinco euros) e para os pequenos ruminantes nos ovinos e caprinos (um euro).

Com esta medida, o município prevê gastar cerca de 35 mil euros por ano.

Estes incentivos têm como objetivo que "a ruralidade continue a ser um traço distintivo no concelho", por onde se espalham 662 explorações agropecuárias com um total aproximado de 14.800 animais.

Alberto Machado quer ainda "fortalecer a capacidade de promoção dos produtos em sinergia com o esforço dos agrupamentos de produtores e outros agentes locais na comercialização de produtos de qualidade".

PLI // JGJ

Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário