terça-feira, 21 de janeiro de 2014

FAO emite alerta sobre risco de contaminação da gripe das aves


O número de casos de gripe das aves causada pelo vírus H7N9 pode aumentar nos próximos dias, alertou ontem a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O risco vem China: a movimentação de pessoas no feriado do Ano Novo chinês, celebrado no dia 31 de Janeiro, pode espalhar a doença, que já infectou 30 pessoas desde o começo do ano.

A expectativa é que milhões de aves sejam transportadas por pessoas nas suas viagens pelo país durante o feriado. Além disso, muitos desses animais serão abatidos dentro de residências. Apesar das medidas para reduzir riscos, como o encerramento temporário de mercados de aves vivas e iniciativas para aumentar as condições de higiene, a China e os demais países precisam continuar em alerta.

"O vírus continua a circular nas aves sem mostrar sinais clínicos. O risco para os humanos permanece, especialmente nos próximos meses e principalmente durante o período do feriado do Ano Novo chinês", afirma Juan Lubroth, chefe do departamento veterinário da FAO.

Desde o início do ano, cerca de 30 novos casos da doença foram registados na China, sete apenas em Xangai. Seis pessoas já morreram em decorrência da gripe no país. "O vírus não está sob controle", afirmou o epidemiologista chefe do Centro de Controle de Epidemias da China, Zeng Guang.

Até o momento, nenhum outro país relatou casos de gripe aviária em humanos neste ano. Em 2013, segundo a Comissão Nacional de Saúde e Planeamento Familiar da China, o país registou 144 casos de H7N9 e 46 mortes.

Fonte:  DW

Sem comentários:

Enviar um comentário