quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Brasil: Agricultores do Rio Grande do Sul investem em olival

Agricultores do Estado brasileiro do Rio Grande do Sul estão a investir no olival. A produção vai ser maior este ano.

O agrónomo peruano Fernando Rotondo chegou ao Brasil em busca de um local adequado à cultura das oliveiras e encontrou no Pampa Gaúcho as condições favoráveis. O negócio começou em 2008 e hoje são 30 hectares de área plantada com mais de 10 mil pés em produção de pelo menos cinco variedades diferentes de azeitonas.

A cultura das oliveiras está em expansão no Estado, principalmente na região da Campanha Gaúcha. Segundo dados da Emater, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, o Rio Grande do Sul já tem aproximadamente mil hectares de área plantada. A produção deste ano deve ser 50% maior que a anterior e somente nesta propriedade, a expectativa é colher entre 50 a 70 mil quilos de azeitona.

De acordo com um estudo realizado pelo Governo do Estado, a projecção para este ano é ultrapassar 22 mil litros de azeite produzido, fora as azeitonas de mesa.

O Rio Grande do Sul já possui quatro indústrias neste sector e com a intenção de aumentar o número de olivais, técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura estão a visitar todos os produtores gaúchos de azeitona. "Nós temos trabalhado com a Emater na assistência técnica, com pesquisadores, temos buscado intercâmbio com outros países e acho que temos um futuro muito promissor na área das oliveiras no Rio Grande do Sul", explica Paulo Lipp, assessor técnico da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul.

O Brasil ainda é um grande importador deste tipo de produto. Chega a comprar cerca de 40 mil toneladas de azeite e 85 mil de azeitona de mesa.

Fonte:  ExpressoMT

Sem comentários:

Enviar um comentário