terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Copa-Cogeca destaca melhores formas para produzir mais alimentos com menos recursos

20-01-2014 
  
O Copa-Cogeca, perante a expectativa de um aumento de 60 por cento da procura mundial de alimentos até 2050 e a escassez de recursos, destacou as melhores formas para produzir mais alimentos com menos recursos durante uma conferência sobre "Como alimentar o mundo em 2050", celebrada no âmbito da Semana Verde, em Berlim.

São já 842 milhões de pessoas no mundo que passam fome de forma permanente e a procura de alimentos tem vindo a aumentar. O desafio é produzir mais com menos recursos, eficazmente e com inovação.

Se os fertilizantes são utilizados de forma adequada, assegurem aos agricultores rendimentos mais elevados e aos consumidores o abastecimento de alimentos com o mínimo de impacto ambiental. A agricultura de precisão faz parte do crescimento verde. Um recente estudo da Comissão Europeia destaca que poderá ser necessário o dobro dos fertilizantes para proporcionar alimentos suficientes em 2050, mas a União Europeia tem vindo a eliminar progressivamente o uso de muitos produtos fitossanitários, sem nenhuma evidência científica que o justifique e quando são necessárias soluções alternativas, o que provocou uma descida da produção de cerca de 30 por cento.

Na sua intervenção durante a conferência, o director de produtos básicos e comércio do Copa-Cogeca, Arnaud Petit, sublinhou que «os agricultores europeus reduziram o uso de fertilizantes em cerca de 36 por cento, o que é inadmissível. Os agricultores já não podem produzir os alimentos que os consumidores querem. No entanto, as mudanças no sector da energia são animadoras».

Arnaud disse ainda que os agricultores europeus utilizam energias renováveis, tais como o biogás para a produção de electricidade nas suas explorações, defendendo que se deve «colocar em prática uma semelhante aproximação para os nutrientes de forma a responder ao crescimento da procura mundial de alimentos, ou seja, produzir mais e melhor, com mais inovação a nível das explorações agrícolas.

Fonte: COPA-COGECA

Sem comentários:

Enviar um comentário