sábado, 6 de dezembro de 2014

Agricultores franceses querem que o Estado compre mais produtos nacionais


Dezembro 04
08:41
2014

Os agricultores franceses lançaram uma grande campanha a nível nacional, para que o Estado só compre produtos franceses para as cantinas e restaurantes públicos. No entanto, não parece fácil atingir estes objectivos e uma prova disso foi a intercepção e inspecção feita aos camiões que abasteceram as cantinas do Ministério das Finanças e Economia, por parte dos jovens agricultores, que mostrou carregarem frutas italianas, tomates marroquinos e alguns produtos sem identificação de origem.

Neste momento, nas cantinas e restaurantes do Estado, pouco mais de 50% da carne que é consumida é francesa.

Os responsáveis das compras defendem-se dizendo que têm de ter sempre em linha de conta o preço e que existem leis de livre concorrência, que não lhes permitem optar exclusivamente por produtos franceses.

Esta situação pode, no entanto, ser contornada, segundo os agricultores, pela boa vontade dos responsáveis com o aconselhamento dos respectivos Ministérios.

Uma situação já é clara, no Elysée todas as refeições servidas aos empregados da Presidência contam com 100% de produtos franceses.

Esta iniciativa conta com o apoio do Ministério da Agricultura, que, apesar de não poder ter uma posição frontal, vai sensibilizando os responsáveis pelas compras, para utilizarem cada vez mais produtos franceses.

Sem comentários:

Enviar um comentário