quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Agricultores portugueses são os mais velhos da Europa


por Ana Rita Costa
1 de Dezembro - 2014
Os agricultores portugueses são maioritariamente do sexo masculino, têm em média 64 anos, sendo os mais idosos da Europa a 28, e têm uma escolaridade que não vai além do ensino básico. A conclusão é do "Inquérito à Estrutura das Explorações Agrícolas", do INE, que revela que em 2013, as explorações agrícolas ocupavam metade da superfície do território nacional, representando a população agrícola familiar 6,5% da população residente.

 
De acordo com o relatório, "os produtores agrícolas singulares são maioritariamente homens (68,3%)", "com uma média de 64 anos" (mais um ano do que a média registada em 2009) e "mais de 52%" tinha, no final de 2013, "uma idade igual ou superior a 65 anos".

O ano de 2013 terminou com 264,4 mil explorações agrícolas registadas e uma população agrícola familiar constituída por 674,6 mil indivíduos. O INE considera "população agrícola familiar" aquela "formada pelo produtor e pelos membros do seu agregado doméstico, que tenham trabalhado ou não na exploração".

Em termos de escolaridade, "a grande maioria dos produtores agrícolas apenas concluiu o ensino básico (70%) e somente 5,5% concluíram o ensino superior". Para além disso, 84,6% dos produtores "contam unicamente com a experiência para desenvolver a atividade agrícola."

 Segundo os dados revelados pelo INE, os produtores agrícolas nacionais trabalham em média 21,3 horas por semana, sendo que menos de um quinto "trabalha a tempo completo na exploração". Para além disso, "apenas 6,2% dos produtores agrícolas vivem exclusivamente da atividade da exploração agrícola". Os restantes 81,1% subsistem a partir a partir de atividades exteriores à exploração.

Sem comentários:

Enviar um comentário