quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Ministro da Economia lança desafio aos empresários para que façam do “Portugal Sou Eu” um catalisador da economia

"Lanço um apelo aos empresários e produtores aqui presentes, para que aproveitem as potencialidades do Portugal Sou Eu e continuem a fazer deste programa um catalisador da economia. O «Portugal Sou Eu» vai continuar à disposição de todos os que defendem com orgulho a qualidade única dos produtos portugueses e o talento das pessoas que trabalham diariamente para o reconhecimento da marca Portugal em todo mundo." - foi com esta frase que o Ministro da Economia, António Pires de Lima, encerrou os trabalhos do primeiro Fórum "Portugal Sou Eu" que decorreu hoje, dia 27 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa.

O claro potencial de evolução do "Portugal Sou Eu" foi o tema central de uma tarde de debate e reflexão sobre o balanço e a estratégia futura do programa. Perante uma audiência com mais de 600 convidados, 26 oradores debateram a Portugalidade, as Potencialidades e os Benefícios do programa, e as suas Perspectivas Futuras, tendo contado com a moderação dos jornalistas Júlio Magalhães e Fernanda Freitas, embaixadores do "Portugal Sou Eu".

Coube a Miguel Cruz, Presidente do IAPMEI, aglutinar as diversas perspectivas debatidas e concluir que o "Portugal Sou Eu" é um instrumento relevante para elevar a notoriedade das empresas portuguesas no mercado interno e externo e consolidar a portugalidade junto dos consumidores. Durante a sua intervenção salientou que "para que o programa possa cumprir a sua função de desígnio nacional há que aliar criatividade ao estabelecimernto de uma estratégia de longo prazo com um modelo de sustentabilidade que garanta a sua perenidade, focada nos principais objectivos do "Portugal Sou Eu": contribuir para a melhoria  da competitividade das empresas portuguesas, para a promoção do  equilíbrio da balança comercial, para o combate ao desemprego e para o crescimento sustentado da economia".

A abertura do programa ao sector dos serviços, o desenvolvimento do conceito 'estabelecimento aderente' para os sectores do comércio e da restauração e o alargamento do órgão operacional foram também formalmente comunicados pelo Presidente do IAPMEI, assim como algumas linhas de orientação estratégica para futuro. Miguel Cruz adiantou ainda "O programa "Portugal Sou Eu" deve prosseguir o seu caminho, sem descontinuidades nem mudanças na sua identidade; deve ser intensificado o esforço de investimento para sensibilizar as empresas a reforçarem a incorporação nacional; e as redes de fornecedores entre as empresas devem ser potenciadas de forma a facilitar contactos entre empresas, dinamizando alternativas de incorporação nacional."

Entre oradores e convidados foi consensual a ideia de que a portugalidade está na ordem do dia e as empresas têm que capitalizar esta tendência, correspondendo aos anseios e critérios de exigência dos consumidores.

No final do evento foi apresentado pela primeira vez o Fado "Portugal Sou Eu", da embaixadora Cuca Roseta, e investida a nova embaixadora do Programa, a apresentadora Fátima Lopes.

Foi ainda assinado um protocolo com o INATEl para o desenvolvimento de projectos-piloto que permitem alavancar a atribuição do selo, em diversos sectores de actividade. Quase um terço das empresas aderentes ao programa marcou presença neste Fórum com uma exposição de produtos com o selo, em sectores tão diversificados como alimentação e bebidas, moda e acessórios, artesanato e lazer, entre outros.

Fonte:  Jervis Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário