sábado, 6 de dezembro de 2014

FAO: Preços internacionais dos lacticínios e açúcar em queda e aumento dos cereais e óleos vegetais

05-12-2014 
  
O índice mensal de preços da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação manteve-se estável em Novembro, com um aumento do óleo vegetal e dos cereais a compensarem a constante diminuição dos preços dos lacticínios.

A média do índice de preços dos alimentos é 192,6 pontos, o que representa o terceiro mês consecutivo de estabilidade. Actualmente está com 13 pontos, ou seja, 6,4 por cento abaixo do seu nível de Novembro de 2013. «O índice parece ter tocado no fundo com maiores probabilidades de um eumento do seu valor nos próximos meses», afirmou Abdolreza Abbassian, economista superior da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Após alguma instabilidade verificada nos últimos anos, o índice de preços da FAO encontra-se perto do seu nível de Agosto de 2010.

Para os lacticínios, o índice diminuiu 3,4 por cento desde Outubro e 29 por cento em relação ao ano anterior, até atingir uma média de 178,1 pontos em Novembro. O que reflecte um aumento da disponibilidade de exportações em conjunto com a redução das importações de grandes mercados, como a China e a Federação Russa.

O índice de preços do açúcar caiu cerca de 3,2 por cento em Outubro até uma média de 230 pontos no mês de Novembro, oito por cento abaixo do seu nível um ano antes. Esta recente descida deve-se ao facto das chuvas na principal região produtora de açúcar do Brasil atenuarem a preocupação por uma longa seca no maior exportador mundial de açúcar.

Os preços dos cereais aumentaram significativamente pela primeira vez em Março, devido às condições de crescimento da colheita de trigo recentemente cultivada no hemisfério Norte não serem as melhores. Contudo, os preços do arroz diminuíram com a chegada ao mercado recentes colheitas. O índice dos cereais apresentou uma média de 183 pontos em Novembro, um crescimento de 2,6 por cento frente a Outubro, mas menos 5,8 por cento frente ao mesmo período do ano anterior.

Para os óleos vegetais, o índice também subiu 0,7 por cento, para 164,9 pontos, cerca de 17 por cento inferior ao nível registado no ano passado, devido à produção mundial de óleo de girassol ser inferior à prevista e também à redução da produção de óleo de palma na Malásia e na Indonésia. Por outro lado, os preços do óleo de soja baixaram, me detrimento do aumento do subíndice.

Em Novembro, os preços da carne permaneceram estáveis, apesar da carne de bovino e quase todos os outros tipos de carne apresentarem níveis recorde máximos. O índice médio de preços da carne é de 210,4 pontos, em linha com o seu valor revisto em Outubro, embora com um aumento de 13,3 por cento em relação a Novembro de 2013. Os valores da carne de carneiro e cordeiro subiram suavemente durante o mês.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário