sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Mercado de Portalegre recebe feira para promover produtos endógenos da região

01-12-2014 
 

 
Mercado Municipal de Portalegre vai acolher, no fim-de-semana, a primeira edição do certame "Vinhos, Cores e Sabores", com o objectivo de promover os produtos endógenos da região, informou o município.

A presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, explicou à agência Lusa que a iniciativa vai reunir cerca de 40 expositores com o objectivo de divulgar os produtos endógenos do Alto Alentejo, com «grande ênfase» para o sector vitivinícola.

«Os nossos vinhos são alentejanos, mas com características diferentes, pois são vinhos de altitude e de excelência e têm de ser promovidos junto do grande público», disse.

O evento é promovido pelo município, em parceria com o Turismo do Alentejo e Ribatejo e Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte Alentejano (ADER-AL).

«Nós encontramo-nos no distrito com maior número de produtos certificados do país e, por isso, temos que apostar na região e projectar estes produtos que são de excelência», sublinhou.

O certame, que arranca no sábado e decorre até segunda-feira, conta com provas comentadas de vinhos e azeites por especialistas nestas áreas. Os visitantes podem adquirir vinhos, azeites, enchidos, mel, cogumelos e compotas, entre outros produtos da região.

«Nós temos que arranjar algo que nos distancie de outras regiões, temos que criar algo de diferente e os nossos produtos falam por si mesmo», disse.

Adelaide Teixeira espera ainda, através desta iniciativa, dar o «pontapé de saída» para a criação da "Marca Portalegre" no sentido de projectar os produtos endógenos da região. «A marca está a ser criada, estes são os primeiros passos, o ponto de partida para que isso ocorra em breve. É uma das nossas apostas, em conjunto com uma série de associações», referiu.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário