quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Ministra da Agricultura diz que regadio do Vale do Lis é «prioritário»

01-12-2014 
 

 
A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, afirmou que o regadio do Vale do Lis, em Leiria, está inscrito como «prioritário». À margem da entrega formal do contrato de financiamento aprovado pelo Proder (Programa de Desenvolvimento Rural), a todos os parceiros envolvidos na construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas (ETES) de Leiria, Assunção Cristas afirmou que o governo já tem aprovado «o plano estratégico dos regadios».

«Temos alguns regadios inscritos como prioritários, como o caso do regadio do Vale do Lis», frisou a ministra, acrescentando que está a ser terminada uma «intervenção de emergência deste Inverno», que levou à «aplicação de cerca de um milhão de euros».

O regadio do Vale do Lis «está na linha da frente para ser apoiado no próximo PDR2020, mal abram as candidaturas», acrescentou. Quanto a outros regadios, «vai depender do próprio dinamismo do sector».

Assunção Cristas referiu que, «neste momento, existe um regadio em marcha em Óbidos» e «os outros dependem da forma como se preparam, mas há verbas para apoiar».

A 11 de Fevereiro, o espaço das termas de Monte Real e o SPA inundaram na sequência da cedência da mota do rio Lis junto ao açude da Carreira, no concelho de Leiria, devido ao mau tempo, provocando prejuízos que se estenderam a outras estruturas da freguesia, sobretudo em campos agrícolas.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário