sábado, 6 de dezembro de 2014

Apesar da baixa de preços, existem boas oportunidades para os produtores de pêra rocha

Dezembro 04
08:41
2014

O embargo russo, apesar de não afectar directamente a pêra rocha nacional, tem provocado uma baixa de preços, uma vez que mercados europeus para onde exportamos se encontram inundados de fruta, que tradicionalmente iria para a Rússia.

Este factor leva a que o preço médio praticado actualmente se situe nos 50 a 60 cts/kg, enquanto o valor normal era de 70 cts/kg.

Sendo um prejuízo para os produtores, pode, no entanto, ser uma oportunidade, segundo o Presidente da Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha, pois o consumidor português, com esta baixa de preços, está cada vez mais a procurar esta fruta e pode criar hábitos futuros devido à qualidade da mesma.

Este sector tem crescido exponencialmente nos últimos anos, apoiado numa boa estrutura de organizações de produtores.

Existem, actualmente, 11.000 hectares de pêra rocha, que empregam regularmente cerca de 4.700 trabalhadores, sendo que, na altura da colheita, esse número passa a 13.000.

O sector factura anualmente 140 milhões de euros, sendo que cerca de 50% da produção é exportada, sendo o principal comprador o Brasil, seguido do Reino Unido e da França.

A Rússia absorvia 7% das exportações, pelo que as organizações de produtores estão em busca de mercados alternativos, para compensar a queda deste mercado.

A produção de 2014 foi de 202.000 toneladas, ou seja, menos 3,6% face a 2013 e as condições de mercado estão estáveis neste momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário