sábado, 6 de dezembro de 2014

Ozicultores do Mondego exigem compensações ao governo

Dezembro 05
09:12
2014

Um grupo significativo de produtores de arroz do Mondego concentrou-se junto à Direcção Regional de Agricultura do Centro, exigindo que o governo tome medidas, no sentido de serem compensados pelos prejuízos que tiveram esta campanha.

Esta situação foi devido a uma praga chamada brusone, que atacou os campos, tendo reduzido a produção em cerca de 50%. No total, foram atingidos 7.000 hectares de arroz, que, nalguns casos, como do Vale do Pranto, registaram perdas de 60% a 70%.

Esta situação vem juntar-se ao baixo preço que a indústria está a pagar pelo arroz, o que leva à descapitalização do sector, sendo que muitos produtores, se não receberem ajuda, podem vir a não semear para o ano.

O coordenador da Associação Portuguesa de Ozicultores informou que já em Outubro tinha alertado o governo e não teve qualquer resposta, pelo que agora exige uma posição nos próximos 15 dias, para que os produtores possam orientar a sua vida.

Claro que esta situação vem levantar outros problemas, como o do controlo de qualidade do arroz importado de países asiáticos, bem como o controlo dessas importações, de modo a dar condições para a Europa e, concretamente, para Portugal continuar a produzir.

Sem comentários:

Enviar um comentário