terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Governo dos Açores defende produtos lácteos de qualidade como resposta à subida do preço do leite

19-01-2015 
 

O secretário regional da Agricultura dos Açores defendeu uma melhoria da qualidade dos produtos lácteos produzidos na ilha Terceira como solução para o aumento do preço do litro de leite pago ao produtor.

«Há que encontrar outras formas de chegar aos mercados de destino com produtos diferenciados, com produtos de mais-valia, que possam enriquecer toda a cadeia que o negócio do leite gera e que possa permitir remunerar melhor aqueles que produzem e que colocam na indústria o seu produto», salientou.

Os agricultores da ilha Terceira queixam-se da quebra do preço do leite e alegam que não vão conseguir manter as explorações agrícolas «por muito mais tempo» se o preço se mantiver baixo.

Nos últimos seis meses, o preço do leite na ilha Terceira caiu seis cêntimos, o que representa uma descida de 16 por cento. Em Julho, o preço do leite caiu um cêntimo, em Outubro, dois cêntimos, e agora foi anunciada uma quebra de três cêntimos, o que fixa o preço do litro de leite em 25 cêntimos.

Os agricultores da ilha Terceira queixam-se também da diferença «substantiva» do preço do leite em comparação com o que é praticado na ilha de São Miguel, onde existem três fábricas, quando na Terceira a maior parte do leite é laborada numa única fábrica.

Se até Abril a Unicol não resolver o problema, as associações agrícolas ameaçam mostrar o peso que a lavoura tem na ilha. «Nós é que temos o produto, temos os produtores e a lavoura tem muito mais peso do que aquilo que pensa. Espero é que não seja necessário ver realmente o peso da lavoura, que as coisas se resolvam pelos trâmites legais», frisou José António Azevedo.

No final da reunião com as associações agrícolas, o secretário regional da Agricultura salientou que o executivo açoriano não pode «interferir na definição» do preço do leite, que «resulta da negociação entre quem compra e quem vende», mas garantiu que o Governo está «atento» ao problema.

Para Luís Neto Viveiros, face à conjuntura nacional e internacional e à produção reduzida da ilha Terceira, a solução deve passar pela valorização dos produtos lácteos e deve ser implementada com «urgência».

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário