sábado, 24 de janeiro de 2015

Portugal reduz défice da balança alimentar em 600 milhões até Novembro


23 Janeiro 2015, 18:23 por Isabel Aveiro | ia@negocios.pt

Assunção Cristas reviu os últimos dados de importações e exportações de produtos alimentares. Só o azeite contribui com 100 milhões de euros.
O défice da balança comercial de produtos alimentares sofreu uma redução de 609 milhões de euros entre Janeiro e Novembro de 2014, avançou esta sexta-feira Assunção Cristas.
 
A ministra da Agricultura e do Mar, que falava com os jornalistas à margem de uma visita à herdade do Marmelo, "maior olival do mundo" e sede do lagar da Sovena (grupo Jorge de Mello), acrescentou ainda que daquele valor, "100 milhões de euros [são] do azeite".
 
A redução foi sustentada num aumento de 7,5% das exportações alimentares, explicou a governante, mas também numa redução de 2,7% das importações da mesma categoria de produtos nos primeiros 11 meses do ano passado.
 
Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, libertados em meados de 2014, o saldo da balança comercial de produtos agrícolas e agro-alimentares no ano passado "foi deficitário em 3,7 mil milhões de euros", com um aumento de 39 milhões de euros, que o INE qualificou então como de "nível ligeiramente superior ao registado em 2012".
 
No início deste ano, a secretária de Estado da Agricultura, com base em dados de Janeiro a Outubro de 2014, já tinha adiantado que houve nos primeiros 10 meses "uma redução do défice da balança comercial de 560 milhões de euros.
 
Esta sexta-feira, fazendo as contas por alto e sem o ano de 2014 totalmente apurado – uma vez que falta Dezembro – Assunção Cristas contabilizou em mais de 1.200 milhões de euros a redução do défice alimentar, acumulado, desde 2012.
 
Recorde-se que a redução da balança comercial de produtos alimentares é uma meta da actual tutela, cuja legislatura termina em 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário