sábado, 24 de janeiro de 2015

Nomeados "Enólogo do Ano"


23 Jan 2015 < Início < Notícias
Prémios revista WINE

No próximo dia 30 de janeiro, em cerimónia a realizar-se no espaço BH Foz, no Porto, a revista WINE - A Essência do Vinho revela os grandes vencedores dos prémios "Melhores do Ano 2014". Diogo Campilho, Filipa Pato, José Maria Soares Franco e Luís Duarte são os quatro nomeados na categoria "Enólogo do Ano".

Poderá ainda ser um desconhecido para muitos dos que se interessam mais superficialmente pelo vinho, mas Diogo Campilho é hoje muito mais que uma mera promessa entre os novos nomes da enologia, desenvolvendo um trabalho notável, sobretudo na região do Tejo, na Quinta da Lagoalva, e também no pequeno projeto pessoal.
Já Filipa Pato, mais que herdar um nome de prestígio, dedicou-se a criar um nome próprio que rapidamente transbordou as fronteiras da região e as nacionais para se converter num dos principais nomes do vinho nacional. Destaque para a capacidade de criação e permanente inovação sem nunca largar os ensinamentos do passado, a ligação à terra e ao "terroir" da Bairrada e do Dão.
Por sua vez, José Maria Soares Franco, um dos mentores de um dos vinhos mais míticos de Portugal, o famoso Barca Velha, destaca-se pela ousadia de se ter lançado num projeto solitário, um caminho próprio que decidiu trilhar na companhia do grande amigo João Portugal Ramos. Apesar de ter retomado do nada, poucos anos após o projeto Duorum transformou-se num caso muito sério entre os vinhos do Douro.
Para além de naturalmente talentoso, Luís Duarte é um enólogo pragmático, direto, quase cortante na sinceridade e simplicidade com que desenha os vinhos. Mais que procurar desenhar vinhos de pontuações astronómicas, prefere dedicar-se aos vinhos que sejam economicamente acessíveis, de tiragem larga mas de qualidade e personalidade assegurada. Muitos dos vinhos mais famosos do Alentejo são da sua lavra.

O elenco global de nomeados pode ser conhecido em detalhe na edição da WINE que está nas bancas.



Fonte: WINE-A Essência do Vinho

Sem comentários:

Enviar um comentário