terça-feira, 20 de janeiro de 2015

PME europeias terão 8,6 milhões de euros para investir em inovação

19-01-2015 
 

A União Europeia tem 8,6 mil milhões de euros disponíveis para financiar projectos de investigação científica e inovação de pequenas e médias empresas, no âmbito do Horizonte 2020, programa gerido pelo comissário europeu português, Carlos Moedas.

É uma pequena parte dos 80 mil milhões de euros que, directamente ou através do plano de investimentos Juncker, a Europa tem para apoiar a inovação, até 2020.

«É o maior programa de sempre em inovação e tecnologiac«, disse Carlos Moedas, reconhecendo que o Velho Continente não é eficaz na transformação de conhecimento em produtos vendáveis, que criem riqueza para as empresas e melhores e mais bem remunerados empregos.

O Horizonte 2020 poderá contribuir para reduzir o que Carlos Moedas admitiu ser uma deficiência europeia: transformar conhecimento em produtos. E deu o exemplo da tecnologia MP3, desenvolvida na Europa mas transformada em lucro pela Apple. O crescimento da economia, disse, advém do aumento da produtividade, que se obtém com a transferência de tecnologia para as empresas e os consumidores. Com sete por cento da população mundial, a Europa produz 30 por cento da inovação, uma percentagem estagnada precisamente pela dificuldade de pôr os produtores de conhecimento científico, como as universidades, a trabalhar directamente com os empresários.

No Horizonte 2020, «existem instrumentos interessantes para pequenas e médias empresas (PME) portuguesas», disse o comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, dando como exemplo o Instrumento PME, que financia com 50 mil euros, a fundo perdido, empresas que queiram desenvolver um produto novo e colocá-lo no mercado. Já serão financiadas por este mecanismo 275 empresas, seis das quais são portuguesas.

Além disso, Moedas lançou o Processo Acelerado para a Inovação (PAI), doptado com 200 milhões de euros, cujo objectivo é apoiar a transição de novos produtos para o mercado, por parte de PME. «Estes apoios são cumulativos com os fundos europeus, o Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) ou o Portugal 2020», adiantou.

Para concorrer, é necessário preencher um formulário existente na página na Internet do Horizonte 2020. «Os programas são abertos a todas as PME de todos os países. Os melhores ganham», adiantou o responsável.

Fonte: Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário