domingo, 12 de fevereiro de 2012

Da inspiração de Madonna à coleira do cão de Obama

FEVEREIRO MÊS DO 'DESIGN'
por José Manuel OliveiraHoje

Sandra Correia Fotografia © Carlos Vidigal-Global Imagens
Ao Presidente dos EUA ofereceu a coleira para o cão. A Angela Merkel e
a Nicolas Sarkozy uma mala. Em comum, a cortiça portuguesa.
Quando em 2002 decidiu aproveitar o excedente de matéria-prima, devido
à crise económica, das rolhas de champanhe, produzidas pela
Novacortiça, S.A., pertencente ao seu pai, César Correia, antigo
árbitro de futebol, Sandra Correia acabou por fazer sucesso na Feira
Internacional de Mulheres Ibero-Americanas, em Almeria (Sul de
Espanha). Apresentou um guarda-chuva, por si idealizado, totalmente
produzido em pele de cortiça.

Foi o primeiro produto então lançado pela Pelcor, fundada em 2003 por
aquela empresária que teve a ideia de transformar a cortiça em moda,
num produto de desejo. "As pessoas ficaram boquiabertas por se tratar
de uma grande inovação e não paravam de questionar como é que a
cortiça nos pode proteger da chuva", diz.
Pouco depois, começou a surgir no mercado uma vasta gama de produtos
concebidos por designers, desde pufes, blocos de apontamentos,
canetas, carteiras, porta-chaves, cintos, luvas, gravatas e molduras,
até malas para senhora, sapatos e candeeiros. Mas o que contribuiu
para aumentar a notoriedade da Pelcor a nível internacional foi a
coleira em cortiça para o cão de água de raça português, fabricada
propositadamente para oferecer ao Presidente dos EUA, Barack Obama, na
Cimeira da Nato, em Lisboa, em 2010. À coleira juntaram-se malas topo
de gama para líderes europeus, como a chanceler alemã Angela Merkel e
o Presidente francês, Nicolas Sarkozy.
A oferta para o cão de Obama acabou por impulsionar a venda de
produtos da Pelcor nos EUA, após o Museu de Arte Moderna de Nova
Iorque lhe ter aberto as portas naquele ano. "O mercado
norte-americano é para onde exportamos mais, por isso é o que melhor
conhece os nossos produtos. Ainda não comercializamos coleiras, mas
podem ser feitas por encomenda, e já tivemos um feedback positivo.
Para aquele mercado vendemos sobretudo produtos da nossa gama de luxo
de acessórios", conta Sandra Correia.
A Pelcor exporta para África do Sul, Japão, Alemanha, Holanda, Reino
Unido, Grécia, Finlândia e ainda Suécia. E o objetivo passa por
internacionalizar mais a empresa, apostando no Brasil e no Médio
Oriente.
O guarda-chuva, por 85 euros, e as malas de gama de luxo Skin by Skin,
entre 70 e 200 euros, são os produtos mais procurados. Já um
porta-chaves, por exemplo, custa 8,13 euros, enquanto o preço de uma
gravata ascende a 90 euros.
No primeiro trimestre de 2012, a Pelcor surgirá nos mercados de forma
reinventada com um design inovador, mantendo a aposta na qualidade de
excelência. "O nosso cliente-alvo é urbano e chique e a coleção é uma
combinação de peças intemporais, que seguem a tendência", nota a
empresária, de 41 anos, para quem a aposta passa por tornar a Pelcor
"líder nos acessórios de moda em Portugal e como principal marca
exportadora de acessórios de moda made in Portugal'". "Queremos
destacar-nos por ter uma variedade de acessórios feitos em cortiça,
natural e trabalhada em material ecofriendly. Quando tal acontecer,
serei uma mulher realizada, tanto na vida profissional como pessoal,
pois amo a cortiça e o trabalho", sublinha Sandra, doutorada em Gestão
e Estratégia na Área Empresarial.
Madonna é sua fonte inspiração "pela forma como tem gerido a carreira
de cantora e empresária, além de estar sempre à frente na moda".
Solteira e benfiquista, não descura o aspeto físico e o mental, com
sessões no ginásio e um treino próprio - é mestre de reiki - que lhe
permitem uma autodisciplina diária.
Natural de São Brás de Alportel, adquiriu o gosto pela cortiça na
infância, na fábrica do seu pai. Hoje, Sandra Correia é considerada a
melhor empresária da Europa, o que a deixa orgulhosa: "É um prémio
para Portugal, muito em especial para as portuguesas."
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2299501&page=-1

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