segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Agenda nacional de investigação do sobreiro e da cortiça em análise

Observatório da Cortiça reuniu investigadores e agentes de sector para a discutir acções a desenvolver para a Fileira.
As entidades representadas no Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça (CCSC) reuniram, pela segunda vez, com intuito de apresentarem as suas prioridades de investigação com vista à definição da Agenda Nacional de Investigação do Sobreiro e da Cortiça. Este plenário, que teve lugar na passada quinta-feira, no Observatório da Cortiça, em Coruche, reuniu investigadores e agentes de sector para a discussão e definição das principais linhas de actuação e acções a desenvolver, a médio e longo prazo, para a Fileira. Com as ideias apresentadas pretende-se avançar para a criação de um quadro de referência da investigação para o futuro da fileira, apelando à participação de todos os agentes - fileira e sistema científico - nessa tarefa.

Esta sessão contou com a presença do secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agro-Alimentar, Nuno Vieira e Brito.

A forte participação na sessão e que marca um momento histórico da fileira pela junção de um grande número de investigadores, oriundos da generalidade das universidades e centros de investigação, permitiu um avanço notável na elaboração da referida agenda de investigação. Até final do ano, este documento será finalizado com os contributos complementares, data a partir da qual se inicia uma nova etapa do CCSC, o trabalho de articulação com as instituições de financiamento da Investigação & Desenvolvimento.

O acordo de cooperação do CCSC foi assinado em Junho passado pelas várias entidades, tendo contado da parte do governo com a presença da ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

O CCSC tem como objectivos: ser um fórum de congregação e partilha das competências existentes entre várias entidades, de forma a permitir dar respostas mais prontas, completas e eficazes aos diversos desafios que se colocam à exploração do sobreiro e da cortiça; contribuir activamente para a definição de uma agenda de investigação suberícola nacional aplicada; promover a competitividade da fileira da cortiça pela via da produtividade e sustentabilidade da cultura suberícola, assim como salvaguardar das florestas de sobreiro, com realce para a sua vertente de uso múltiplo.

É, ainda, objectivo do centro potenciar a divulgação do conhecimento científico em estreita ligação com os agentes da fileira, nomeadamente no espaço de aplicação suberícola; criar condições no terreno para o desenvolvimento da actividade experimental que se considere necessária à melhoria da produtividade e do estado sanitário dos sobreiros em Portugal; e constituir-se como veículo de transferência de conhecimento e adopção das melhores práticas disponíveis.

Deste centro fazem parte as seguintes entidades: Associação para a Competitividade da Industria da Fileira Florestal (AIFF); Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça (Filcork); Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor); Câmara Municipal de Coruche (CMC); Centro Tecnológico da Cortiça (Ctcor); Companhia das Lezírias, S.A. (CL); Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF); Instituto Nacional de Investigação Agrícola e Veterinária (INIAV); Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa (ISA); União da Floresta Mediterrânica (UNAC); Universidade de Évora (UE); e Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD).

Sem comentários:

Enviar um comentário