segunda-feira, 27 de outubro de 2014

“Competividade e Crescimento” em debate no V Congresso da FIPA



Dia 28 de Outubro fala-se de "Competitividade e Crescimento" no 5º Congresso da Indústria Portuguesa Agroalimentar, no Convento do Beato, em Lisboa. O tema surge numa altura de grandes desafios para o sector, sendo um dos objectivos da iniciativa ressaltar a importância e valorizar a indústria alimentar e das bebidas como um dos principais pilares da recuperação económica do país. A conferência conta com a participação de empresários, gestores de topo e quadros desta indústria, que irão abordar os vários desafios que se colocam às empresas numa conjuntura de mudança.

No congresso bianual da Federação da Indústria Portuguesa Agroalimentar, será apresentado um trabalho desenvolvido numa parceria entre a FIPA e a Deloitte com vista a estabelecer as expectativas dos empresários sobre o potencial de evolução do sector até 2020. Ainda no painel relativo à importância da indústria agroalimentar para o crescimento da economia portuguesa o ex-ministro moçambicano e actual representante da FAO em Portugal, Hélder Muteia vai traçar a evolução dos sistemas alimentares e caracterizar o seu futuro, abrindo igualmente o debate sobre a relevância da indústria agroalimentar. Nos painéis de debate serão abordados os principais desafios que se colocam à economia nacional, aos consumidores e ao panorama da sustentabilidade. Abre-se igualmente espaço para o debate sobre os principais factores de mudança e os constrangimentos que o setor necessita de ver ultrapassados. No congresso pretende-se, acima de tudo, obter uma visão estratégica do(a)s vário(a)s intervenientes.

A indústria alimentar e das bebidas assume hoje o incontornável estatuto de maior sector industrial do país. O seu Volume de Negócios atinge os 14 600 Milhões de euros e os postos de trabalho directos ascendem a 104 000. O nível de exportações têm crescido de forma sustentável esperando atingir no final deste ano um novo valor record, ultrapassando os 4.250 Milhões de euros registado no final de 2013.

Fonte:  imago-llorente & cuenca

Sem comentários:

Enviar um comentário