quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Exportações alimentares cresceram sete por cento nos últimos cinco anos

 28-10-2014  

 
O secretário de Estado da Agricultura afirmou que as exportações do sector alimentar aumentaram sete por cento nos últimos cinco anos e que continuam a crescer acima do conjunto da economia, com um avanço de 3,3 por cento no último trimestre.

José Diogo Albuquerque, que falava na sessão de abertura do V Congresso da Federação da Indústria Portuguesa Agro-alimentar (FIPA), congratulou-se com o desempenho do sector agro-alimentar, destacando que as exportações aumentaram 3,3 por cento no último trimestre, enquanto no total de todos os sectores da economia cresceram 2,4 por cento.

O secretário de Estado destacou que se este caminho prosseguir, Portugal vai conseguir continuar a diminuir o défice da balança comercial, no sentido de chegar à auto-suficiência em valor em 2020, um objectivo do Governo. «O défice da balança comercial diminuiu 400 milhões de euros neste trimestre», adiantou.

José Diogo Albuquerque reafirmou que as candidaturas para ao investimento nas explorações agrícolas vão ser abertas a 15 de Novembro, sublinhando que Portugal deve ser o único país da União Europeia que está a abrir medidas antes da aprovação formal do programa para não ter o investimento parado. «Não nos podemos dar ao luxo de ficar à espera de processos de aprovações», justificou.

Antes da intervenção do secretário de Estado, os empresários mostraram-se preocupados com o impacto do Orçamento do Estado para 2015, nomeadamente em termos de fiscalidade.

O presidente da FIPA, Jorge Henriques alertou para os riscos de deflação, dificuldade de aceder ao financiamento e agravamento dos impostos, que põem em causa a competitividade das empresas.

Também o líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, apontou a fiscalidade e os problemas de financiamento entre os «diversos factores que estão a travar a retoma do crescimento em Portugal».

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário