sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Rendeiros dos Machados não abandonam as terras


Rádio Pax - 31/10/2014 - 00:09

Rendeiros dos Machados não abandonam as terras 

    
Termina hoje o prazo para os agricultores a quem o Estado arrendou terras na Herdade dos Machados, em Moura, abandonarem as explorações.  

Os rendeiros em situação de reforma foram informados pelo Ministério da Agricultura que têm de entregar as terras ao final desta sexta-feira. O Ministério deu por "resolvidos os contractos" assinados há mais de 30 anos alegando que os reformados não podem ser beneficiários de entrega para exploração.

Os esforços encetados pelos deputados eleitos por Beja e pelos autarcas em defesa dos rendeiros não surtiram qualquer efeito prático.

Em resposta recente ao deputado do PS Luís Ameixa, o Ministério sublinhou que se trata de uma matéria "em análise, não tendo ainda sido emitida decisão definitiva".

Francisco Farinho, presidente da Comissão de Rendeiros recentemente criada, frisa que os agricultores responderam, dentro dos prazos, às cartas do Ministério. Desde essa data não obtiveram qualquer resposta. Se o Ministério tentar avançar com acções contra os rendeiros, estes garantem que recorrem para Tribunal.

Francisco Farinho lembra que foram feitas várias diligências. "Não estamos com esperanças nenhumas de ninguém abandonar nada", conclui o presidente da Comissão de Rendeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário