sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Preços internacionais da carne de porco muito acima dos da UE

31-10-2014 
 

 
Nos últimos meses verificou-se uma alteração no habitual gráfico de evolução dos preços de mercados da carne de porco, de acordo com uma informação avançada pela Comissão Europeia no Comité de Gestão.

Em meados de Outubro, os preços da carne de porco nos Estados Unidos, Canadá e Brasil encontravam-se muito próximos entre eles e em torno dos 182-185 euros por cada 100 quilos, para além disso, situavam-se cerca de 35 euros acima dos preços praticados na União Europeia.

Anteriormente, o habitual eram os preços na União Europeia (UE) serem muito superiores em relação aos principais produtores. Os valores nos Estados Unidos e no Canadá seguiram sempre em paralelo, com os canadianos ligeiramente inferiores aos norte-americanos.

No Brasil, sofreram subidas e descidas sazonais que contrariavam as evoluções dos preços nos Estados Unidos e Canadá. Assim, este ultimo alcançaram as maiores quotas durante os meses de Verão, enquanto no mesmo período, referente ao Inverno brasileiro, os preços no Brasil eram os mais baixos.

No ano de 2014, este padrão sofreu alterações, com os valores da União Europeia a manterem-se abaixo dos praticados nos Estados Unidos e no Canadá devido, tanto pelo facto dos preços comunitários terem registado valores inferiores aos dos anos anteriores nas mesmas datas como também devido aos preços nos Estados Unidos e no Canadá terem atingido valores recorde pela menor oferta gerada com o impacto do vírus da epidemia diarreia suína.

No Brasil, as cotações chegam a alcançar níveis não registados desse 2010. O sector brasileiro tem vindo a beneficiar como embargo russo como abastecedor desde mercado e também com o crescimento do consumo.  

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário