quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Deputados socialistas querem saber quando arranca regadios das baixas de Óbidos

 29-10-2014 
 

 
Os deputados socialistas eleitos por Leiria questionaram a ministra da Agricultura e do Mar sobre quando arrancará o regadio das baixas de Óbidos, uma obra de 27 milhões de euros que irrigará 1.200 hectares de culturas.

Os deputados Odete João, João Paulo Pedrosa e Jorge Manuel Gonçalves perguntam ainda ao ministério de Assunção Cristas qual o prazo de execução da obra, cujo projecto de execução foi aprovado pelo Governo socialista a cinco de Janeiro de 2010, o qual «precisou de quatro anos para que o actual Governo publicasse, em Diário da República, a sua aprovação».

O projecto, orçado em 27 milhões de euros, dos quais 22,2 milhões comparticipados pelo Programa de Desenvolvimento Regional (PRODER), prevê a construção de uma estação elevatória que filtrará a água e a construção de 50 quilómetros de tubagem por onde passarão 5,5 milhões de metros cúbicos de água, que irrigarão 750 hectares de parcelas agrícolas do concelho de Óbidos e 450 hectares do concelho do Bombarral.

Uma obra «considerada vital para o desenvolvimento da região» mas em relação à qual «ainda não se conhece qualquer calendarização para a infra-estruturação do aproveitamento hidroagrícola», sublinham os deputados.

Os socialistas querem ainda saber se «existe algum modelo de gestão local» para a exploração e manutenção do sistema de aproveitamento hidroagrícola e qual a responsabilidade que irão ter a Associação de Regantes e as duas autarquias em cujos territórios o projecto incide.

«A existência de uma gestão local que pugne pelo bom funcionamento do aproveitamento e faça a gestão de todo o sistema é essencial para garantir a qualidade da exploração», defendem os deputados no documento entregue na Assembleia da República.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário