sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Reguengos de Monsaraz divulga em Espanha candidatura a Cidade Europeia do Vinho 2015

"A alma do vinho é tão forte que serve de alavanca na economia e no desenvolvimento de cada território", disse
A candidatura de Reguengos de Monsaraz a Cidade Europeia do Vinho 2015 vai ser divulgada em Espanha, durante o 15.º Salão do Vinho e da Azeitona da Extremadura (IBEROVINAC), na localidade de Almendralejo, entre terça e quinta-feira.

A Câmara de Reguengos de Monsaraz revelou hoje que vai contar com um 'stand' no certame para promover o concelho e os vinhos locais, da Cooperativa Agrícola Carmim, do Esporão, da Ervideira e da Granacer.

Os produtores de vinho da região, segundo o município, vão poder beneficiar da feira para desenvolverem contactos internacionais e realizarem possíveis negócios.

A IBEROVINAC é um evento especializado para os profissionais do setor e só vai estar aberto ao público em geral durante uma tarde.

"Trata-se de um certame que se constitui num centro de negócios, onde se reúnem empresas privadas, profissionais, compradores nacionais e internacionais e instituições públicas", realçou a autarquia alentejana.

No âmbito desta presença no evento do país vizinho, a candidatura de Reguengos de Monsaraz a Cidade Europeia do Vinho 2015 vai, pois, estar no centro da promoção efetuada pela câmara alentejana.

Além deste concelho do distrito de Évora, outras duas regiões portuguesas avançaram com candidaturas a Cidade Europeia do Vinho 2015, uma iniciativa da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN).

Na região da Bairrada, os municípios de Cantanhede, Anadia, Mealhada, Águeda e Oliveira do Bairro apresentaram uma candidatura conjunta, resultando também a outra candidatura de uma parceria, entre as câmaras de Monção e Melgaço.

O presidente da AMPV, Pedro Magalhães Ribeiro, disse à Lusa, no início deste mês, que as regiões de vinho em Portugal "são territórios que sofrem do estigma da ruralidade, mas não têm que estar associados ao subdesenvolvimento".

"A alma do vinho é tão forte que serve de alavanca na economia e no desenvolvimento de cada território", disse.

De acordo com o presidente da AMPV, "seja qual for a decisão" em relação à Cidade Europeia do Vinho, "Portugal estará bem representado, porque são todos vinhos de excelência".

O concurso Cidade Europeia de Vinho visa distinguir, anualmente, uma cidade símbolo do desenvolvimento vitivinícola a nível europeu e tem um caráter rotativo entre os diversos países que fazem parte da rede, cabendo a Portugal acolher a edição do próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário