sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Presidente da EDIA garante 20 mil novos hectares para regadio na próxima campanha agrícola



A obra correspondente ao concurso público para a construção do último bloco necessário para concluir em 2015 toda a rede de rega de Alqueva foi consignada esta semana, no dia 27 de Outubro, para a infra-estrutura Roxo/Sado. A informação foi transmitida pelo Presidente do Conselho de Administração da EDIA, José Pedro Salema, ao programa "Agricultores do Sul", da responsabilidade da ACOS.

Nas suas declarações ao programa "Agricultores do Sul" o representante da EDIA informou ainda que as manchas correspondentes aos blocos de rega de S. Pedro Baleizão/Quintos e Cinco Reis/Trindade vão ficar concluídas até à próxima campanha agrícola, ou seja, até Março de 2015. Esta mancha corresponde a cerca de 20 mil hectares que vão juntar-se aos 68 mil já instalados para rega. Os trabalhos referentes às restantes 10 empreitadas, que correspondem a cerca de 30 mil hectares, deverão ficar concluídos até final de 2015.

José Pedro Salema disse ao programa da ACOS que tudo está a ser feito pela EDIA para garantir o cumprimento dos prazos definidos pelo Governo para conclusão de todas as obras de Alqueva até ao final de 2015.

O regadio a partir de Alqueva trouxe uma nova dinâmica produtiva à região e ao País, tendo as exportações, principalmente de vinho e de azeite, aumentado consideravelmente. Os agricultores investiram fortemente na reconversão das suas explorações e na aposta em novas culturas, inclusive aqueles onde a água ainda não chegou, através de captações provisórias.

Recordamos que, por via dos grandes investimentos feitos no sector, os agricultores alentejanos, através da Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo, sua estrutura representativa, tem vindo a público pedir a garantia séria de uma data de finalização das obras da rede de rega de Alqueva. E que, em função dessa reivindicação, o Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, garantiu na edição de 2012 da Ovibeja que as obras iriam ficar concluídas até ao final de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário