segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Famosos ajudaram a plantar 20 mil árvores em Vouzela


Escrito por  Centro TV - BKN 21 outubro 2014 Sê o primeiro a comentar

 Famosos ajudaram a plantar 20 mil árvores em Vouzela
Cerca de 20 mil árvores foram plantadas no passado sábado, dia 18 de outubro, no perímetro florestal da Penoita, em Vouzela, naquela que foi a maior ação de reflorestação ibérica de 2014, promovida pela Fundação Floresta Unida e pelo Município de Vouzela.

A iniciativa visou a reflorestação de uma vasta zona muito fustigada pelos incêndios do ano passado no Caramulo e contou com a presença de 600 voluntários, incluindo a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e as figuras públicas Catarina Furtado, Virgílio Castelo e Tó Romano.

"Estamos no coração da Penoita, que é uma floresta modelo no contexto do Plano Regional de Ordenamento Florestal e o incêndio do ano passado destruiu muitas árvores, em particular de pinheiro bravo.

Hoje, com ajuda de cerca de 600 voluntários, estamos a plantar folhosas, nomeadamente carvalhos, sobreiros e castanheiros, para compartimentar a floresta protegendo-a dos incêndios florestais", referiu aos jornalistas Rui Ladeira, presidente da câmara de Vouzela.

"Queremos dar um sinal ao país de que estas ações de voluntariado devem se um modelo a replicar em outras zonas. Agradeço, por isso, a todos quantos se envolveram nesta missão, ao GIPS, Exército, Bombeiros Voluntários de Vouzela, Escuteiros de Campia e a toda a comunidade vouzelense, da região e do país, que imbuídos do mesmo espírito, estão empenhados em criar um novo paradigma daquilo que deve ser a floresta do futuro", realçou o autarca.

Também presente na ação, Assunção Cristas, ministra da Agricultura e do Mar, lembrou o incêndio trágico de 2013 que destruiu aquela mancha florestal.

"Aqui tivemos um incêndio muito dramático o ano passado, com a morte de 4 bombeiros, e a melhor homenagem que lhes podemos prestar a eles, a todos os bombeiros e às suas famílias é estarmos hoje a florestar.

Com a ajuda destes voluntários vamos continuar a ter floresta, em gerida, com biodiversidade e variedade de espécies autóctones.

Muito empenhados na plantação estiveram também o ator Virgílio Castelo, o fundador da Central Models Tó Romano e a apresentadora Catarina Furtado.

A apresentadora, rosto da campanha no spot realizado pela RTP, deu o seu nome ao bosque da Penoita que foi plantado durante a manhã.

"Batizámos este bosque com o nome da Catarina Furtado em reconhecimento, não só pela sua presença como também pelo seu contributo a esta causa", justificou Rui Ladeira.

Da iniciativa, para além da plantação de 20 mil árvores, fez ainda parte a proteção de 5.000 espécies e o controlo de plantas invasoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário