quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Argentina duplica consumo de carne de porco

 29-10-2014 
 

 
Censurada pelos consumidores argentinos durante anos por ser considerada rica em gordura que apresentavam risco para a saúde, hoje a carne de porco reverteu a sua imagem para localizar-se entre as mais nutritivas.

Assim, o seu consumo na Argentina duplicou na última década devido a hábitos mais saudáveis dos consumidores. Em 2013, o consumo de carne de porco cresceu cerca de 20 por cento, em relação ao ano anterior, passando de 5,33 quilos por habitante por ano a 10,40 quilos em 2013, segundo dados avançados pelo Ministério da Agricultura da Argentina.    

De acordo com os números da Direcção de Porcos, Aves domésticas e Não tradicionais, no ano passado fechou com uma diminuição das importações de procos de 45 por cento, além da quebra de 40 por cento de 2012.

Segundo as estimativas do grupo do sector da Estação Experimental Agro-pecuária do Instituto de tecnologia agro-pecuária da Argentina (INTA), para 2020, o consumo interno vai ultrapassar os 16 quilos por pessoa por ano, o que permitirá aumentar o abate de animais para mais oito milhões de cabeças e a produção para mais 700 milhões de toneladas.

Por seu lado, a Associação Argentina de Produtores de Porcos, num documento sobre a evolução de preços, estimou que a sua base alimentar centra-se no consumo de milho e soja, os quais representam entre 75 e 90 por cento da ração.

Apesar da Argentina apenas produzir 32 por cento da carne de porco do mundo e participa com 0,09 por cento do comércio mundial, o país conta com uma grande capacidade de produzir matéria-prima, o que o coloca entre os países com menores custos de produção, ao que se soma o excelente estado sanitário, aumentando as suas potencialidades na cadeia da carne de porco.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário