quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Comissário agrícola Phil Hogan em standby

Janeiro 27
09:16
2015

O Comissário Agrícola Phil Hogan parece estar a atravessar um momento de adormecimento, não reagindo às questões prementes de momento.

O ponto mais quente é a simplificação da Política Agrícola Comum (PAC), sobretudo ao nível das normas de greening, que tem vindo a ser exigida por vários países e bastantes eurodeputados.

O Comissário, que tinha afirmado na sua audição pelo Parlamento Europeu que a simplificação da PAC era uma das suas prioridades, não parece querer tomar qualquer iniciativa, antes pelo contrário, vai esperar para ver como tudo vai evoluir, antes de tomar uma decisão.

Mostra-se, também, muito discreto face às dificuldades que alguns sectores estão a atravessar, devido ao embargo russo, afirmando que não tem dinheiro para tomar medidas, sendo o caso mais gritante, o da carne de porco.

Junta-se a estas situações o problema do mercado do açúcar, com a Itália a exigir uma reflexão aprofundada a alto nível, tendo em vista o fim das quotas em 2017.

No plano comercial, o futuro acordo comercial UE-EUA continua a inquietar vários sectores, sendo que o Comissário sempre afirmou que não aceitava diminuir os padrões de segurança alimentar europeia, pelo que, dentro em breve, vai ter que tomar uma atitude.


Sem comentários:

Enviar um comentário