domingo, 25 de janeiro de 2015

Dar uma nova orientação estratégica à PAC

Janeiro 22
09:34
2015

O Think Tank Momagri apresentou uma proposta aos decisores comunitários sobre uma nova estratégia para a Política Agrícola Comum (PAC).

Da análise feita à nova PAC, esta vai contra as tendências das políticas agrícolas noutros países, em que a agricultura começa a ser vista como um factor decisivo na segurança nacional.

Um exame aprofundado do Farm Bill americano mostra as falhas que a PAC tem, num mundo que caminha a passos largos para uma liberalização do comércio. Como é expectável que a PAC utilize 6% do seu orçamento para pagamentos desligados, sem ter em conta as condições de mercado?

Hoje,  face aos sinais alarmantes da baixa do preço do leite e da volatilidade do preço dos cereais, é que começam a questionar as possíveis alternativas.

O Think Tank Momagri simulou vários cenários de transferência do dinheiro, dos pagamentos directos desligados para ajudas a sistemas anticielicos. Os resultados são que é possível quebrar com o que temos e criar mais-valias  para a agricultura europeia, que possam:

a) Estabilizar o rendimento do agricultor europeu acima dos seus custos de produção;

b) Gerir as crises através de mecanismos de regulação:

c) A implementação das propostas de Momagri teria levado a uma economia, entre 2007 e 2013, de 8,6 mil milhões de euros;

d) A implementação das propostas Momagri para o período 2014-2020, pode levar a uma economia orçamental de 4,8 mil milhões de euros por ano.

A segurança alimentar dá um estatuto especial à agricultura na segurança nacional. Os Estados Unidos têm isso especificamente incluído no seu Farm Bill. É tempo de mudar de estratégia da PAC e adaptá-la à realidade mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário