quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Symington compra quinta da Gafaria e alarga poder no Douro

A família Symington comprou mais uma propriedade no Douro. São 27 quintas e mil hectares de vinha

     1 
Abílio Ferreira |
10:01 Quinta feira, 29 de janeiro de 2015
O universo da família Symington conta agora com 27 quintas, perfazendo uma área de dois mil hectares - metade é área de vinha. São os maiores proprietários do Douro


A família Symington comprou, antes da última vindima, mais uma quinta no Douro Superior. O universo da família conta agora com 27 quintas, perfazendo uma área de dois mil hectares - metade é área de vinha. São os maiores proprietários do Douro.

O último negócio envolveu a quinta da Gafaria, que resultara do desmembramento da quinta do Comparado, em Carrazeda de Ansiães, com 83 hectares - um terço conta com vinha de categoria A.

O comprador foi John Symington, um dos cinco membros da família e dono de uma propriedade (Cachão de Arnozelo) que confinava com a Gafaria. Nestes casos, os Symington limitam-se a rever a área da quinta já existente, sem acrescentar uma nova designação ao portefólio, como é este o caso. Ou seja, as 27 quintas correspondem a um número bem maior de propriedades.

Os donos da Gafaria, que vendiam uvas às principais casas de Porto, encontravam-se num dilema empresarial e precisavam de investir para impulsionar o negócio.

Quintas emblemáticas
Em frente à Gafaria, na margem esquerda do Douro, fica o Vesúvio, uma das mais emblemáticas quintas dos Symington. Malvedos, Bonfim, Cavadinha, Senhora da Ribeira, Retiro e Roriz (esta com os Prats de Bordéus) são outras joias no Douro dos Symington.

No domínio das quintas, a Symington Family Estates regista uma especificidade distintiva. Além das propriedades que explora, o universo vinícola conta com os investimentos pessoais  dos seus cinco sócios que aplicam no Douro os dividendos acumulados.

As aquisições mais recentes dos Symington, antes da Gafaria, foram as quintas da Sabordela (30 hectares de vinha) adjacente à do Bonfim e do Síbio (19 hectares de vinha), vizinha dos Malvedos.

Os Symington são produtores de vinho do Porto há cinco gerações, operando através de quatro marcas históricas: Graham's, a Cockburn's, a Dow's e a Warre's.


Sem comentários:

Enviar um comentário