terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Especulação no mercado dos tractores e máquinas agrícolas

Janeiro 26
14:35
2015

Dentro de aproximadamente um mês, vai abrir as portas ao público mais uma edição do salão da agricultura de Paris. Esta feira agrícola constitui a maior mostra europeia de tractores e máquinas agrícolas a nível europeu.

A tecnologia, ao nível destes equipamentos, tem evoluído extraordinariamente, dispondo os agricultores hoje de tractores muito cómodos, quase luxuosos em certos casos e dotados de alta tecnologia.

O principal problema é o preço que estas máquinas têm atingido. Estes preços muito elevados são atribuídos, por alguns, ao controlo do mercado por algumas marcas, que impõem o preço.

Assim, na maior parte dos países da Europa (à excepção da Itália e Portugal), existe uma marca dominante com mais de 20% do mercado e, normalmente associada a mais duas marcas, tem mais de 60% de mercado. Este valor chega a ultrapassar os 90% nos países nórdicos, como a Dinamarca, a Suécia e a Finlândia.

Outro aspecto importante é o da organização de distribuidores que estas marcas têm e a quem impõem normas muito restritivas de exclusividade, o que já não existe noutros sectores, como o automóvel.

Este conjunto de situações leva a uma inflação do preço dos tractores e máquinas agrícolas, com claros prejuízos para os agricultores.

Sem comentários:

Enviar um comentário