sábado, 31 de janeiro de 2015

Modelo Cooperativo: Chave para o progresso na agenda de desenvolvimento da UE

30-01-2015 
  
A Cooperatives Europe e a Euro Coop, realizou, no dia 28 de Janeiro, o seminário "Oportunidades de Desenvolvimento: Perspectivas da Cooperative World", no Parlamento Europeu.

O evento, organizado por Linda McAvan, Presidente da Comissão DEVE na União Europeia (UE), apresentou o projecto da nova base de dados on-line "Cooperativas em Desenvolvimento" e abriu um diálogo entre as partes interessadas sobre o valor acrescentado das cooperativas no desenvolvimento. O encontro foi organizado no âmbito do Ano Europeu para o Desenvolvimento de 2015.

Durante o seminário, foi apresentado oficialmente o novo site "Cooperativas no Desenvolvimento", que engloba 295 projectos cooperativos internacionais realizados pelas "Cooperatives Europe Development Platform", uma rede europeia de organizações cooperativas de desenvolvimento internacional e liderados por "Cooperatives Europe". O site foi concebido com o objectivo de ligar projectos em cooperação internacional.

Linda McAvan, afirmou que «as próximas reuniões internacionais no âmbito do Ano Europeu para o Desenvolvimento serão fundamentais para definir a agenda de desenvolvimento para os próximos dez anos. Nesse cenário, o sector privado é a chave para o desenvolvimento».

As Cooperativas Europeias reconhecem a o maior interesse e atenção das instituições Europeias relativamente ao importante contributo das empresas cooperativas para desenvolvimento. Como as empresas centradas nas pessoas, as cooperativas dão um forte contributo para a criação de emprego, e capacitam as comunidades locais para a realização das suas necessidades humanas, sociais e económicas.

Klaus Niederländer, director da "Cooperatives Europe", declarou que construíram a plataforma on-line para aumentar a eficácia das acções, «mas também para dar visibilidade ao que as cooperativas já fazem nas áreas da cooperação para o desenvolvimento e também com o objectivo de realçar o seu potencial. As especificidades das cooperativas, construídas de forma democrática, quer ao nível da "propriedade", quer da tomada de decisão, são cruciais para permitir um processo de desenvolvimento inclusivo. Portanto, deve haver um reconhecimento mais claro, por parte das instituições da UE, do papel das cooperativas como importantes agentes de desenvolvimento e, como tal, deverá ser incluído nas diversas iniciativas e programas de desenvolvimento da UE um maior apoio às cooperativas».

Todor Ivanov, Secretário-Geral da "Euro Coop", disse acreditar «que as cooperativas têm mostrado consistentemente a forma como o desenvolvimento sustentável pode ser realmente alcançado. Através do seu modelo empresarial inclusivo, as empresas cooperativas moldaram uma maneira diferente de fazer negócios, em particular nos países em desenvolvimento, com base na capacitação e criação de valor duradouro. É por isso que apelamos às instituições europeias, bem como os outros parceiros no domínio do desenvolvimento internacional, para reconhecer e apoiar a diferença cooperativa».

Fonte: Cooperatives Europe

Sem comentários:

Enviar um comentário