Desde esta quarta-feira e até 7 de fevereiro, Portugal está nas ruas da capital alemã a promover a excelência das suas frutas e legumes. Objetivo: dobrar as exportações dos atuais 1000 milhões de euros/ano.
Vítor Andrade |
9:00 Quinta feira, 29 de janeiro de 2015
Portugal promove frutas e legumes nas ruas de Berlim
Todos os anos, no início do mês de fevereiro, o mundo vai abastacer-se de frutas e legumes a Berlim, na Alemanha, pois é ali que tem lugar a maior feira global do sector: a Fruitlogistica.
Em pouco mais de dois dias, realizam-se ou são alavancados na capital alemã negócios de biliões de euros entre produtores de mais de 130 países e as maiores marcas de distribuição alimentar a nível mundial.
Juntam-se propositadamente em Berlim para comprarem e venderem bens alimentares básicos, um sector em que Portugal já exporta 1000 milhões de euros todos os anos.
Objetivo: 2000 milhões de euros em exportações
No entanto, a Portugal Fresh, marca-chapéu que reúne os principais produtores nacionais das frutas, legumes e flores, quer ir mais longe e atingir os 2000 milhões até 2020.
Esse é, pelo menos, o objetivo traçado por Manuel Évora, presidente da Portugal Fresh, entidade que este ano conseguiu que os alemães aceitassem Portugal como país parceiro do megaevento Fruitlogistica, que para a semana decorre em Berlim.
Portugal já está nas ruas da capital da Alemanha, e irá estar durante mais 11 dias com uma campanha de marketing focalizada na promoção da excelência das frutas e legumes.
Uma oportunidade única, segundo os responsáveis da Portugal Fresh, por duas razões: para dizer ao motor da Europa que, apesar da crise e da austeridade, Portugal está cada vez mais produtivo e mais profissional naquele sector do agroalimentar; e, por outro lado, para aproveitar as portas que se abrem durante a realização da Fruitlogistica e aumentar, dessa forma, as vendas para outros países.
A força do marketing e do lóbi político
Há cinco anos, Portugal participava timidamente pela primeira vez na Fruitlogistica, com pouco mais de meia dúzia de produtores que começavam então a falar da necessidade de se juntarem para ganharem dimensão.
Agruparam-se, criaram uma marca própria (a Portugal fresh), investiram em marketing e publicidade e reforçaram a sua presença de ano para a ano no evento anual de Berlim.
Em 2015, Portugal disputou a categoria de país parceiro do evento com vários outros países, alguns dos quais líderes mundiais na produção de frutas e legumes. A decisão contou com o lóbi exercido quer pela ministra da Agricultura, Assunção Cristas, quer pelo vice-primeiro-ministro Paulo Portas, que fez questão de se associar ao evento.
Sem comentários:
Enviar um comentário