quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Copa-Cogeca defende rendimentos reais do mercado para assegurar um sector do leite dinâmico

 28-01-2015 
 
 
O Copa-Cogeca considera que os agricultores devem conseguir rendimentos reais do mercado para assegurar um sector do leite dinâmico, capaz de fazer frente ao aumento da procura mundial, que as estimativas situam em 2,1 por cento ao ano.

O presidente do grupo "Leite" do Copa-Cogeca, Mansel Raymond, em declarações numa audiência pública no Parlamento Europeu (PE) sobre as perspectivas do sector do leite, afirmou que «a curto prazo, se deve compensar a pressão no mercado provocada pela perda do principal mercado de exportação da União Europeia (UE) para os lacticínios, a Rússia, um mercado que representa 13 por cento em termos de volume e 13,4 por cento em valor, assim como a redução das compras por parte da China no mercado mundial».

Raymond continuou, referindo que o «preço pago aos produtores pelo leite colocado em intervenção pública apenas cobre 60 por cento dos custos de produção e baixa os preços, pelo que se deve actualizar tendo em conta as realidades do mercado e evitar um colapso», insistiu o responsável, sublinhando ainda que é preciso ajuda para encontrar novas saídas de mercado para os produtos comunitários, que suprimam as barreiras artificiais ao comércio e que se reforcem as ajudas à promoção das exportações e à exportação, «pelo que a Comissão Europeia deve actuar».

Mansel Raymond disse que «as previsões apontam para um aumento da procura global de lacticínios a médio-longo prazo, de 2,1 por cento ao ano até 2014, pelo que a União Europeia deve estar à altura para aproveitar essas oportunidades de mercado. É importante incentivar o desenvolvimento do mercado de futuros para subtrair a volatilidade do mercado e ajudar os agricultores na sua gestão de risco».

A este respeito, o apoio das instituições da União Europeia é de uma importância crucial na fase de lançamento. É importante incitar as cooperativas do sector a ajudarem os agricultores a gerirem melhor o risco e conseguir melhores preços pelos seus produtos, tal como encontrar ferramentas que contribuam para proteger os agricultores frente, como os seguros.

O pacote "Leite" da União Europeia, que contempla a contratação por escrito entre agricultores e transformadores deve ser aplicada em pleno para melhorar o posicionamento dos agricultores e os seus rendimentos. A Comissão deve penalizar também as práticas abusivas na cadeia alimentar, como por exemplo, quando a distribuição utiliza o factor "medo" para reduzir os preços dos produtores. São necessária uma maior transparência de mercado e abertura na cadeia de fornecimento alimentar, o qual é possível mediante o observatório do mercado do leite da UE, criado recentemente, que proporciona dados actualizados sobre o mesmo.

Resumindo a sua intervenção, Raymond recordou que «o leite é um produto nutritivo e a promoção é vital para incutir hábitos de consumo saudáveis desde a mais tenra idade, pelo que também são importantes as ajudas aos sistemas de qualidade no quadro do programa de desenvolvimento rural. Por último, a investigação e a inovação são essenciais».

Fonte: Copa-Cogeca

Sem comentários:

Enviar um comentário