quarta-feira, 10 de junho de 2015

Levantadas restrições às carnes europeias


Junho 09
11:54
2015

Importantes países importadores, como o Japão, a Malásia, Singapura, a Turquia e a Ucrânia reabriram as suas fronteiras à carne de aves de países europeus, que foram alvo da gripe aviária.

Os focos ocorreram no Reino Unido, na Holanda e na Alemanha e, devido à rápida actuação das autoridades sanitárias europeias, foi possível delimitar a doença e controla-la.

De referir que a exportação do sector avícola comunitário pesou 2,5 mil milhões de euros em 2013.

Singapura decidiu levantar a proibição de importação de carne de porco da Polónia, que vigorava desde o aparecimento de Peste suína Africana naquele país. Esta decisão deve-se ao reconhecimento, feito pelas autoridades sanitárias europeias, ao controlo da doença na Polónia.

Entretanto, a Holanda, é o primeiro país europeu a estar autorizado a exportar ovos para os Estados Unidos.

A Holanda já vinha negociando esta situação há algum tempo, mesmo tendo tido focos de gripe aviária, aproveitando agora o facto dos Estados Unidos estarem a braços com uma gripe aviária, que já provocou a morte a dezenas de milhões de galinhas e uma certa escassez de ovos no mercado.

A seguir à Holanda, a porta está aberta a outros países europeus, uma vez que cada vez mais se nota a falta de ovos nos mercados dos Estados Unidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário