sábado, 13 de junho de 2015

Rainha Letizia: é inaceitável atirar comida fora enquanto milhões passam fome


A rainha Letizia qualificou esta sexta-feira de «inaceitável» um mundo «no qual a cada dia atiramos comida fora, enquanto 800 milhões de pessoas passam fome», no seu discurso após receber a nomeação como embaixadora da Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a nutrição.
A rainha recebeu esta sexta-feira na FAO, com sede em Roma, esta nomeação e assegurou que o seu empenho será «servir os objetivos desta agência das Nações Unidas do modo mais eficaz possível».
No seu discurso, a rainha também considerou que foram feitos progressos na luta para acabar com a fome, mas pediu para continuar, pois não se trata só de «um problema de recursos, ou de distribuição».
«A esta altura do século temos a capacidade técnica para produzir alimentos saudáveis e suficientes para todos», acrescentou.
Para a rainha é preciso «continuar a avançar no desafio que representa melhorar esse número aterrorizador de pessoas que padecem de fome».
 
Letizia lembrou o seu discurso em Novembro perante este mesmo organismo quando falou «do quão importante é enfrentar o desafio da desnutrição em todas as suas formas como um investimento sempre rentável, como a melhor forma de prevenir e de melhorar, portanto, a vida das pessoas».
A rainha abordou, além disso, «o paradoxo contemporâneo» que «enquanto milhões de pessoas não têm o que comer, mais de mil milhões comem mal e em excesso, o que significa que sofrem com excesso de peso e obesidade, doenças ambas que frequentemente são vinculadas a patologias cardiovasculares e metabólicas».
Na luta contra a fome, a rainha destacou dois pontos que considerou capitais: o papel da mulher e da indústria agro-alimentar mundial.
A rainha concluiu afirmando que o dever de todos é «contribuir, cada um desde o seu âmbito de responsabilidade, para que esta realidade mude».
«Contem comigo para isso como embaixadora especial da FAO para a Nutrição», concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário