sábado, 13 de junho de 2015

O azeite de Abrantes que ganha prémios no mundo inteiro



03.06.2015

A colheita da azeitona decorre de outubro a dezembro, mas se for um ano de boa campanha pode estender-se a janeiro
Aliam a tecnologia aos métodos tradicionais e já ensinam na Austrália, Perú e Chile.  O azeite de excelência da SAOV traduz-se nas dezenas de prémios no país e no estrangeiro. A mais recente distinção foram duas medalhas de ouro na Feira Nacional de Agricultura. Acompanhe nas próximas semanas as histórias de produtores e produtos inovadores que estão a surgir e a evolução dos distinguidos no Prémio Intermarché Produção Nacional 2014, que este ano volta a ser um projeto do Expresso e da SIC Notícias.

Raquel Pinto
RAQUEL PINTO
Esta é a história de dois homens, Alberto Serralha e Ilídio Francisco, que juntaram forças e fundaram a Sociedade Agrícola Ouro Vegetal – SAOV, em Abrantes. Começaram por comprar azeitona a produtores de diferentes zonas do país e arrendaram o lagar do avô de Alberto Serralha. A parceria resultou em 2005 na aposta do controlo da matéria-prima com um contrato de exploração olivícola na Quinta do Pouchão, da qual Ilídio Franscisco era responsável agrícola. 

Em 2009, a SAOV reuniu finalmente todas as condições para a implantação de um lagar nas suas instalações. Mas o azar bateu-lhes à porta. Um acidente de trabalho vitimou Ilídio Francisco antes de ver concretizado o sonho. Alberto Serralha, atualmente com 43 anos, prosseguiu com o projeto e um "acaso" há quatro anos levou-o além-fronteiras. É com frequência que se desloca ao estrangeiro para transmitir e aplicar os seus conhecimentos. O seu nome chegou a um produtor na Austrália sugerido por uma marca com distribuição mundial e com a qual a SAOV trabalha. Estavam interessados em alguém que pudesse ajudar no desenvolvimento do sector olivícola.

A empresa da Austrália expandiu-se para o Peru e o português rumou até à América Latina. O sucesso de um apaixonado pelo sector, abriu-lhe entretanto portas no Chile.

Distinções atrás de distinções
A SAOV  já conta com dezenas de prémios nacionais e internacionais.Para o aumento do volume de vendas do azeite português os EUA têm tido um contributo decisivo - representa este ano 20%. Na Europa exportam para a Suíça, Hungria, Holanda e Itália. Produzem as seguintes marcas de azeite virgem extra: Quinta do Pouchão e o Cabeço das Nogueiras premium, sendo que o primeiro tem certificação DOP (Denominação de Origem Protegida) do Ribatejo. Ambas distinguidas com medalha de ouro no concurso de azeites na Feira Nacional de Agricultura deste ano.  

E porque a inovação é constante, em mãos há um novo "projeto" para aumento da capacidade produtiva da extração de azeite. A transformação da azeitona em azeite será mais rápida. 

Método inovador
"A utilização de baixas temperaturas entre 17 e 18 graus (para manter os compostos voláteis responsáveis pelo aroma e sabor), a qualidade da matéria-prima (com um controlo muito apertado na produção da azeitona) e das instalações em matéria de segurança alimentar marcam a diferença nos azeites produzidos pela SAOV", sustenta Rita Marques, gestora de qualidade. Além de só trabalharem com azeites virgens, extraídos unicamente por meios mecânicos e sem qualquer envolvente química, na SAOV a qualidade é sinónimo de proatividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário